Pensar Piauí

Medo de prejuízo político faz Gil Paraibano afastar Zé Neri da candidatura a vice

Zé Neri teve a candidatura impugnada pela Justiça Eleitoral, o que poderia prejudicar Gil Paraibano

Foto: GP1José Neri não é mais candidato a vice-prefeito
José Neri não é mais candidato a vice-prefeito

Com várias denúncias na Justiça, o ex-prefeito José Neri (PTB), candidato a vice-prefeito de Picos na chapa do Gil Paraibano (PP), renunciou à candidatura na noite de sábado, 24. Como há um pedido de impugnação da candidatura pelo Ministério Público Eleitoral, isso poderia atingir a chapa de Gil, da coligação “Unidos pelo trabalho e pela fé” (Progressistas, PTB, PSDB, Republicanos e DEM), abrindo espaço para a vitória do concorrente Araujinho, candidato a prefeito pelo PT.

No pedido enviado ao juiz da 10ª Zona Eleitoral, Zé Neri admite que a impugnação de seu registro poderia afetar toda a chapa majoritária. A nova vice é a filha de Zé Neri, Xandu Neri. O anúncio foi feito no perfil de Gil Paraibano na rede social Instagram.

Em 2019, José Neri foi condenado a perda da função pública e suspensão dos direitos por três anos na 1ª Vara da Comarca de Picos, por improbidade administrativa. A denúncia apontava que o Município de Picos, administrado por Nery de janeiro de 1997 a dezembro de 2004, reteve valores correspondentes a 8% dos salários dos servidores da Secretaria de Educação do Município de Picos e não os repassou ao Fundo Municipal de Seguridade Social (FMSS). O total não retido e não repassado foi quase R$ 1 milhão.

No início do mês, no dia 5 de outubro, o Ministério Público Eleitoral (MPE) propôs uma ação de impugnação de registro de candidatura de Zé Neri, pois o nome do ex-prefeito de Picos consta no banco nacional de inelegíveis do CNJ (Conselho Nacional de Justiça).

O promotor eleitoral Antônio César Gonçalves Barbosa lembrou que Zé Neri encontra-se inelegível, pois foi condenado à suspensão de seus direitos políticos, pela da Quarta Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS