Pensar Piauí

Marta Suplicy voltará ao PT para ser vice Boulos

“Se a Marta traiu o PT após 35 anos filiada ao partido, por que ela não faria o mesmo com o Nunes?”, disse Lula

Foto: Ricardo StuckedLula, Boulos e Marta
Lula, Boulos e Marta

Marta Suplicy, ex-prefeita de São Paulo e atual secretária de Relações Externas de Ricardo Nunes, deverá ser a vice na chapa de Guilherme Boulos (Psol). Como em toda campanha que se preze, ninguém confirma. A não ser o caminhar dos fatos.

Do lado do Psol, Boulos deixou bem claro que quem vai indicar o cargo é o PT. Nesta quinta-feira (14), ele reafirmou isto a jornalistas durante encontro com ex-secretários – inclusive da gestão de Marta – que o apoiam.

“A Marta Suplicy foi uma grande prefeita de São Paulo, deixou uma grande gestão, CEU, Bilhete Único, os corredores de ônibus”, disse Boulos. “Agora, desde o princípio, nós colocamos com muita transparência que a definição de vice na minha chapa seria do PT. Isso é uma questão de justiça, inclusive. O PT e o maior partido do Brasil, não vai ter a cabeça de chapa, é natural que indique a vice. Tenho conversado com o PT, com o presidente Lula, e essa decisão deve sair no início do ano que vem”, explicou.

Lula quer

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por outro lado, está com jantar marcado com Marta neste fim de semana em São Paulo. Na mesa, dois assuntos: a volta dela ao PT e o aceite para ser vice na chapa de Boulos. Com relação ao primeiro, ela se mostra receptível.

Há, no entanto, grande resistência por parte de militantes e dirigentes do partido, atolados em um pote até aqui de mágoas com Marta por varias razões, entre elas o voto no Impeachment da então presidenta Dilma Rousseff. Este, assim como vários outros entreveiros entre Lula e seu partido, terá provavelmente o mesmo fim. A vontade de Lula prevalece.

Já com relação a aceitar ser vice na chapa de Boulos, Marta, 78 anos, tem dito a aliados que não quer voltar a ser candidata. A frase, é sempre bom lembrar, é velha conhecida de praticamente todo candidato.

Outro pequeno problema enfrentado por Marta é sua participação no governo de Ricardo Nunes. Nada que uma carta de demissão não resolva.

Posto isto, não será surpresa alguma, assim como cravado na manchete, que Marta será a vice de Boulos.

Lula faz piada 

Durante o Congresso do PT realizado em Brasília na última sexta-feira (9), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva surpreendeu aliados ao comunicar nos bastidores a possível volta de Marta Suplicy ao partido, e, para convencer o grupo, fez uma piada com a traição ao partido.

“Se a Marta traiu o PT após 35 anos filiada ao partido, por que ela não faria o mesmo com o Nunes?”, disse Lula. A tirada descontraída arrancou risadas dos presentes.

A ex-prefeita de São Paulo, que deixou o PT em 2015, é cotada para se candidatar a vice-prefeita na chapa de Guilherme Boulos (PSOL) nas eleições municipais de 2024.

Lula, entusiasmado com a costura política em andamento, teria compartilhado a informação com aliados, ressaltando sua confiança na integração de Marta à chapa liderada por Boulos, que divide o favoritismo para vencer as eleições com o atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB).

ÚLTIMAS NOTÍCIAS