Pensar Piauí

Mariana Aydar: a premiada paulistana que "caiu" no forró

A paulistana Mariana Aydar ganhou o prêmio Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa do Grammy Latino

Foto: PensarPiauiMariana Aydar e Luiz Gonzaga
Mariana Aydar e Luiz Gonzaga

A paulistana Mariana Aydar, ganhou o prêmio Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa do Grammy Latino. Isso aconteceu no final de 2020. O Veia Nordestina foi o trabalho premiado. Mariana regravou apenas duas músicas entre as 12 faixas: Espumas ao Vento, de Accioly Neto, e Triste, Louca ou Má, que é dos integrantes da banda Francisco, el Hombre. As outras dez são dela sozinha, com parceiros e de outros compositores.

As faixas misturam ritmos como xote, pagodão, arrocha, frevo, galope, kuduro e rastapé, o álbum é o quinto de estúdio da artista e o primeiro integralmente dedicado à cultura nordestina. 

“Quis traduzir o meu forró, a minha maneira de ver o gênero reinventando, instigando, trazendo elementos contemporâneos na sonoridade e no discurso, sem perder a alma pé de serra do clássico power trio: zabumba, triângulo e sanfona”, explica Mariana sobre ´Veia Nordestina´, que teve patrocínio da Natura Musical.

Considerada um elo entre o novo e o tradicional, a cantora lançou-se sem medo às novas experiências, retomando suas origens forrozeiras e voltando a ser uma compositora atuante. Com músicas que mostram a força e liberdade de escolha das mulheres, quebrando pensamentos conservadores e patriarcais, Mariana Aydar se consolida como uma voz atual e necessária para a música brasileira.

A cantora aprendeu a gostar da música nordestina aos 5 anos de idade através de sua mãe, uma das empresárias de Luiz Gonzaga.

“Criança, fiquei encantada com aquela figura excêntrica. Fui atrás dos discos dele para entender o que ele fazia. E me apaixonei. Tenho amor grande pelo Nordeste. Aprendi muito com os nordestinos. Do jeito que eles vivem. E queria isso para mim. O forró ainda me deu muitos amigos. Apesar disso, não tinha feito um disco dedicado ao forró. E aí decidi que tinha chegada o momento".

Mariana Aydar - Minidocumentário Veia Nordestina | Episódio I

Mariana Aydar - Minidocumentário Veia Nordestina | Episódio II

Mariana Aydar - Minidocumentário Veia Nordestina | Episódio III

ÚLTIMAS NOTÍCIAS