Pensar Piauí

Mais de 4 mil crianças foram vítimas de abuso sexual na Igreja Católica de Portugal

A instituição ainda não se pronunciou sobre o mais novo escândalo que envolve padres e colaboradores

Foto: DivulgaçãoAbuso sexual
Abuso sexual

 

Uma investigação conduzida pela Igreja Católica revelou números perturbadores sobre crianças que foram abusadas na filial portuguesa da instituição. A apuração foi uma iniciativa da igreja e o relatório foi divulgado nesta segunda-feira (13). 

De acordo com a investigação, cerca de 4.815 crianças foram abusadas sexualmente por membros da Igreja Católica de Portugal nos últimos 70 anos. O número alarmante faz parte da conclusão de uma comissão independente formada a pedido da própria instituição no ano passado e que tinha por objetivo investigar suspeitas de abuso que vinham sendo denunciadas nas últimas décadas. 

Segundo a investigação, 77% dos abusadores eram padres. Os outros suspeitos eram pessoas que tinham algum tipo de ligação com a igreja. A Comissão investigou casos e denúncias que ocorreram a partir dos anos 1950. 

O trabalho da comissão foi iniciado em janeiro de 2022 após um relatório na França revelar que cerca de 3 mil padres e autoridades religiosas abusaram sexualmente de mais de 200 mil crianças.

Com informações da Forum

ÚLTIMAS NOTÍCIAS