Pensar Piauí

Mãe de Jeff Machado aponta motivação do crime e diz que polícia já identificou autores

Foi Dona Maria quem procurou a polícia para prestar queixa do sumiço do filho.

Foto: Reprodução/ Pereira/AgNews e InstagramDona Maria das Dores lamenta morte brutal do filho, Jeff Machado
Dona Maria das Dores lamenta morte brutal do filho, Jeff Machado

Quem- A pedagoga aposentada Maria das Dores Machado, mãe do ator Jefferson Machado Costa - cujo corpo foi encontrado enterrado em baú concretado em um terreno no Rio após quatro meses de desaparecimento -conversou com a Quem nesta quinta-feira (25), enquanto se dirigia com os advogados da família ao IML de Campo Grande para fazer a liberação do corpo do filho.

Muito abalada, Dona Maria, de 73 anos, desabafou sobre a dor da perda de mais um filho de forma tão "macabra" e brutal. Além de Jeff, a aposentada também é mãe de Diego, de 41 anos, e de Anderson, que morreu aos tinha 17 anos, em um acidente de carro. 

"É uma dor muito grande, difícil demais. É uma situação em que estou precisando, além do profissional, dos advogados, de um apoio emocional. Sempre tive a esperança de encontrar o Jeff vivo. Foi muito difícil essa resposta agora, essa morte tão macabra. Meu Deus, por quê?", questionou, muito abalada. Dona Maria desembarcou no Rio de Janeiro para cuidar dos trâmites burocráticos relacionados ao corpo de Jeff, que será levado para Santa Catarina, onde ela mora.

Injustificável e cruel 

Jeff, como era chamado carinhosamente pela família e pelos amigos, estava amarrado e em posição fetal em um baú, enterrado a dois metros de profundidade e concretado. A Delegacia de Descoberta de Paradeiros (DDPA) da Polícia Civil do Rio tenta descobrir o autor e a motivação do crime. 

"O que a pessoa queria? A casa dele, o carro dele, o dinheiro dele? Foi uma pessoa muito cruel e muito maldosa quem fez isso com meu filho. O Jeff era um moço de bem, estudioso, trabalhador, veio para o Rio estudar, fez Jornalismo, Cinema e Produção, queria ser ator. Era muito dedicado. O trabalho do Jeff sempre foi perfeito. E ele ser tirado do mundo dessa forma tão cruel, por um psicopata. O que falta no mundo é amor. Nada justifica o que fizeram com ele. É muito triste. O suposto bandido se fez de amigo do Jeff. É um psicopata", lamentou.

Foi Dona Maria quem procurou a polícia para prestar queixa do sumiço do filho. Segundo ela, o rapaz, que sempre respondia por áudios, passou a respondê-la só por texto, usando uma linguagem que não se parecia em nada com a forma como se comunicava. Ela contou que pedia para ouvir a voz do filho, que respondia dizendo não poder mandar áudios. 

"Quem fez isso com meu filho fez de uma forma para esconder. Amarrar, botar em um baú, enterrar a dois metros de fundura. Que tanto ódio e inveja é essa? Foi inveja, porque o Jeff é muito lindo. Quero justiça, peço justiça. E a polícia sabe tudo. Sei que eles vão atuar na busca, já sabem quem são. Quero que as pessoas sejam presas e punidas. Estou fazendo tudo, indo ao IML agora ver se liberam o corpo ainda hoje. Tenho que ver caixão, roupa... É uma situação muito estranha. Ainda estou sem acreditar", disse.

A aposentada contou que tem evitado acompanhar o noticiário sobre a morte brutal do filho. "Não vejo TV... Estão me mandando muitas mensagens, sou muito conhecida em Araranguá [no extremo sul de Santa Catarina], sou professora há 42 anos. Jeff era muito atuante na cidade, já foi coroinha na igreja, todos o conhecem", afirmou, emocionada.

Dona Maria busca na fé a força para lidar com a perda de mais um filho. "É a segunda vez que perco um filho. Perdi meu mais velho, Anderson, em um acidente. Mas o vi na hora. Com o Jeff fiquei quatro meses sem saber o que tinha acontecido. A gente conversava por mensagem e eu sabia que não era ele. Depois apareceram os cachorros por causa do chip. Ainda estou gripada, muito fragilizada. Mas sou muito centrada, tenho o espiritual muito forte. Peço ajuda a Deus e Nossa Senhora", afirmou.

Relembre o caso

Jeff, que viveu um filisteu na novela bíblica Reis, da Record TV, teve o seu desaparecimento notado no dia 27 de janeiro, quando a família, que é de Santa Catarina, recebeu um comunicado de uma ONG informando que os cachorros do ator estavam em situação de abandono.

A família só soube do sumiço do ator depois que seus oito cães foram encontrados abandonados pela zona oeste do Rio -- dois animais morreram e um não foi encontrado. Ao procurar o dono dos cães -- que eram chipados e identificados com o nome de Jeff -- a ONG fez contato com os familiares e o desaparecimento do ator foi constatado e registrado na polícia.

O corpo de Jeff Machado, de 44 anos, foi encontrado quatro meses depois, enterrado dentro de um baú, que pertencia a ele e foi retirado de sua casa. A identificação só foi possível através da análise das digitais de Jeff no IML. A informação consta na investigação da Delegacia de Descoberta de Paradeiros (DDPA), e foi confirmada pelo advogado da família, Jairo Magalhães.

"Esse baú pertence ao Jeff, é parecido a um outro que ele tem na casa dele, e foi retirado de lá. É uma outra pista que levou a delegacia a desconfiar de quem estava envolvido no caso: a de que era uma pessoa que tinha acesso à casa do Jeff", contou Jairo Magalhães.


Veja mais detalhes em: Corpo de ator da Record é encontrado enterrado em baú e concretado no RJ

ÚLTIMAS NOTÍCIAS