Pensar Piauí

Lula já é presidente em vários países do mundo

Na Nova Zelândia, local em que Haddad ficou em quarto lugar em 2018, Lula venceu com 73% dos votos

Foto: Ricardo StuckertLula
Lula

 

Abertas as urnas em vários países do mundo onde já passam de 17h, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem larga vitória.

Na Nova Zelândia, o ex-presidente teve 73% dos votos na Nova Zelândia. Na eleição passada Fernando Haddad (PT) ficou em quarto lugar naquele país, perdendo para Bolsonaro, Ciro e Amoedo.

Lula também venceu na Austrália e na conservadora Singapura.

Em Portugal, há uma fila enorme de brasileiros na porta de uma faculdade de direito em Lisboa, onde estão todas as seções eleitorais, muitas delas vestidas de vermelho. Veja o vídeo abaixo:

Brasileiros no exterior

Mais de 697 mil brasileiros que moram em outros países poderão votar nestas eleições. De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o número é 39,21% maior que o de 2018, quando foram realizadas as últimas Eleições Gerais.

A votação para a eleição brasileira acontece 181 cidades de outros países. Lisboa, Miami, Boston, Nagoia e Londres são as cidades que concentram a maior quantidade de brasileiros aptos a votar no exterior, segundo o TSE.

Na capital portuguesa são 45.273 pessoas; em Miami e em Boston são, respectivamente, 40.189 e 37.159 eleitores. Na cidade japonesa, são 35.651 brasileiros. A capital da Inglaterra aparece em seguida, com 34.498 eleitores.

Vaticano, Bamako e Abuja são os lugares com a menor quantidade de eleitores brasileiros: há somente uma pessoa que vota em cada uma dessas localidades.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS