Pensar Piauí

Lula faz 72 anos e lidera disputa eleitoral, diz Ibope

Lula faz 72 anos e lidera disputa eleitoral, diz Ibope

Lula tem até 36% das intenções de voto dos brasileiros. Segundo o IBOPE, se as eleições fossem hoje o ex-presidente estaria no segundo turno junto com o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ). Sem Lula, Bolsonaro e Marina Silva empatam com 15% cada, mas 28% dizem que anulariam ou votariam em branco. Essa foi a primeira pesquisa Ibope sobre as eleições presidenciais no Brasil de 2018. Foram ouvidas 2002 pessoas de 18 a 22 de outubro.
Lula recebeu o resultado da pesquisa em Minas Gerais, onde faz desde segunda-feira, 23, a segunda etapa do projeto Lula pelo Brasil. A caravana, feita de ônibus como na primeira etapa pelas cidades do Nordeste, tem parada programada em 12 cidades mineiras e será concluída nesta segunda, 30, com grande ato em Belo Horizonte.
Acompanhado de Dilma Rousseff, do ex-ministro Fernando Haddad, dos senadores Lindbergh Farias e Gleisi Roffmann, e do governador de Minas, o também petista Fernando Pimentel, dentre outras autoridades, Lula comemorou seu aniversário de 72 anos na ultima sexta, 27, na cidade de Montes Claros, nos braços do povo. Neste domingo, se reuniu com 17 reitores e representantes de universidades e Institutos Federais em Diamantina. Em Minas, Lula já falou de educação, desenvolvimento, moradia e mais médicos.
Ao justificar sua candidatura ao jornal espanhol El Mundo, Lula mencionou os pobres. "Me candidato porque há muita gente que sabe governar, mas não há ninguém que saiba cuidar do povo mais necessitado como eu faço", disse Lula. "Conheço suas entranhas, como vivem, o que necessitam", declarou. "Sempre digo que o melhor efeito do meu governo não foram as obras que eu fiz, mas sim fazer o povo descobrir que podia ser sujeito da história".
E se você for condenado em segunda instância e não puder concorrer, questionou o jornal. "Espero poder me candidatar, mas ninguém é imprescindível. Há milhares de Lula".
Os veículos de comunicação também receberam um recado do ex-presidente. “O Lula é uma síntese daquilo que são milhões e milhões de brasileiros. Se enfrentar o Lula é dificil, enfrentar os milhões de Lulas que já tem nesse país é impossível”.
Fotos: Ricardo Stuckert

ÚLTIMAS NOTÍCIAS