Pensar Piauí

Lula exigirá mais empenho e mais divulgação de ações na reunião ministerial desta segunda

A ação vem em resposta à preocupação do Palácio do Planalto com a recente queda na aprovação do presidente

Foto: ReproduçãoReunião ministerial
Reunião ministerial

DCM - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) planeja utilizar a reunião ministerial prevista para segunda-feira (18) como uma oportunidade para exigir mais empenho dos integrantes do governo na comunicação das ações do Executivo. 

A ação vem em resposta à preocupação do Palácio do Planalto com a recente queda na aprovação do presidente, conforme indicado por pesquisas realizadas no início do mês.

Segundo relatos de dois ministros palacianos, o atual mandatário brasileiro está demonstrando crescente impaciência com a falta de entregas e pretende cobrar resultados concretos dos ministros em relação a programas já anunciados. Ele deseja que os ministros de todas as áreas percorram o país, concedam entrevistas e ocupem espaços na mídia para divulgar ações consideradas positivas pelo governo.

Repercussões negativas

A estratégia visa contrabalançar possíveis repercussões negativas das declarações do presidente, que também afetam sua popularidade. Por exemplo, Lula comparou a ofensiva israelense na Faixa de Gaza ao Holocausto, o que gerou controvérsia. Além disso, os ministros serão instados a explorar melhor o canal direto que possuem com os eleitores por meio de suas redes sociais pessoais e a abordar questões além de suas áreas específicas durante viagens.

Desde o segundo semestre do ano passado, os ministros têm sido informados sobre as ações do governo nos estados que visitam e são orientados a defender Lula durante suas atividades. No entanto, parte do primeiro escalão não tem conseguido propagar as realizações de suas respectivas áreas e do governo de forma eficaz.

Desempenho de membros da equipe

Auxiliares de Lula mencionam ministros cujo desempenho na comunicação é considerado aquém do esperado. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, é citada como exemplo, pois apesar de sua competência técnica indiscutível, ela tem sido discreta na divulgação das ações de sua pasta. O Ministério da Saúde, em resposta, ressaltou que suas ações de comunicação visam prestar serviços à população.

Lula também espera que o Ministério da Educação, sob o comando de Camilo Santana, contribua para melhorar a popularidade do governo. Agora, Camilo tem em sua agenda programas como o Pé-de-Meia, escolas em tempo integral e renegociação de dívidas do Fies, que podem ajudar nesse objetivo.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS