Pensar Piauí

Lula diz que EUA irão aderir ao Fundo Amazônia

Lula disse que levou a Biden a necessidade de países desenvolvidos aderirem a um fundo, podendo ser o Amazônia ou não, para a preservação

Foto: ReproduçãoPresidente Lula (PT)
Presidente Lula (PT)

 

O presidente Lula afirmou nesta sexta-feira (10/2), após reunir-se com o presidente Joe Biden, na Casa Branca, que os Estados Unidos irão aderir ao Fundo Amazônia, por meio do qual Alemanha e Noruega contribuem para a proteção da Amazônia.

Lula disse que levou a Biden a necessidade de países desenvolvidos aderirem a um fundo, podendo ser o Amazônia ou não, para a preservação de florestas em países que têm grandes áreas de reservas florestais.

“Países ricos precisam assumir a responsabilidade de financiar países com reservas florestais. Só na América do Sul, nós temos o Peru, a Colômbia, a Venezuela, as Guianas. Nós temos a necessidade de preservar e o que eu posso dizer é que ele vai participar”, disse Lula.

O presidente informou também que levou a Biden a necessidade de por um fim na Guerra da Ucrânia. Lula disse que apresentou ao presidente americano a mesma proposta feita ao presidente francês Emmanuel Macron e ao chanceler da Alemanha, Olaf Scholz.

“Nós precisamos criar um grupo de países que não estão envolvidos diretamente na guerra da Rússia contra Ucrânia para que a gente encontre possibilidade de paz. Eu estou convencido que é preciso encontrar uma saída para o fim da guerra e ele [Biden] compartilha da mesma preocupação”, disse o presidente brasileiro.

Lula disse também que na conversa com Biden, os dois chefes de Estado conversaram sobre igualdade racial e fortalecimento da democracia. O presidente apontou que a relação do Brasil com os Estados Unidos é “muito importante”, e que o presidente americano está convencido a ajudar países com reservas florestais, como Brasil e o Congo.

“É preciso ter em conta que nós precisamos transformar a riqueza da nossa biodiversidade em algo que possa ser proveitoso para o povo brasileiro que mora Amazônia, e eu senti vontade do presidente Biden em participar de um fundo para que a gente possa cuidar melhor do nosso planeta”, disse Lula.

Com informações da coluna de Guilherme Amado 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS