Pensar Piauí

Lula chega ao Egito para discutir guerra, crise climática e acordos de cooperação

Primeira viagem internacional de 2024 inclui também visita a Etiópia e participação em Cúpula de países africanos.

Foto: Reprodução/Ricardo Stuckert/PRLula chegou ao Egito nesta quarta-feira (14)
Lula chegou ao Egito nesta quarta-feira (14)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou ao Egito nesta quarta-feira (14), onde cumpre a primeira agenda internacional de 2024. Ele tem uma reunião marcada com o o presidente egípcio, Abdel Fattah Al-Sisi para esta quinta-feira (15). 

Segundo informações do Ministério das Relações Exteriores, a visita deve tratar de temas multilaterais, como mudanças climáticas, reforma das organizações internacionais e a guerra Israel-Palestina.


Pautas da agenda bilateral dos dois países também estão incluídas. Os dois mandatários vão conversar sobre comércio, investimentos, cooperação técnica, cooperação em educação e cooperação em defesa. Há a expectativa de assinatura de acordos bilaterais.

Em 2024, Brasil e Egito celebram 100 anos de relações diplomáticas. O país é o segundo maior parceiro comercial do Brasil na África. No ano passado, o comércio bilateral entre as duas nações totalizou US$ 2,8 bilhões.

Essas trocas comerciais devem passar por incremento, com a abertura do mercado egípcio para diversos produtos brasileiros, como peixes e derivados, carne de aves, algodão, bananas e gelatina e colágeno. Está em discussão, inclusive, uma rota aérea entre os dois países, de São Paulo ao Cairo.

Também em 2023 o país africano teve atuação fundamental no processo de repatriação de famílias brasileiras presas na Faixa de Gaza. O processo permitiu o retorno de 115 pessoas ao território nacional.

Após a visita ao Egito, Lula irá para a Etiópia, onde também participará de reuniões bilaterais. Ele estará presente como convidado na 37ª Cúpula de Chefes de Estado e Governo da União Africana, organização que tem representantes de 55 nações da África.

Com informações do Governo Federal e BDF

ÚLTIMAS NOTÍCIAS