Pensar Piauí

Lira sobe o tom, chama Padilha de incompetente e Lula rebate: ele é competente!

“Quem Lira pensa que é?”, diz Lindbergh, após ataque a Padilha

Foto: ReproduçãoArthur Lira. Lula e Alexandre Padilha
Arthur Lira. Lula e Alexandre Padilha

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), atacou o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e afirmou que ele é “incompetente”. Durante entrevista em evento agro em Londrina (PR), ele afirmou que o petista é um “desafeto pessoal”.

O parlamentar foi questionado por jornalistas sobre a votação na Câmara dos Deputados sobre a prisão de Chiquinho Brazão (sem partido-RJ), apontado como mandante do assassinato de Marielle Franco, e a respeito de um possível enfraquecimento de sua liderança na Casa.

“Essa notícia foi vazada do governo e, basicamente, do ministro Padilha, que é um desafeto, além de pessoal, um incompetente. Não existe partidarização. Eu deixei bem claro que ontem a votação foi de cunho individual, cada deputado é responsável pelo voto que deu. Não tem nada a ver”, afirmou Lira.

Padilha, que é responsável pela articulação política do Palácio do Planalto, orientou a base governista a votar pela manutenção da prisão de Brazão. Interlocutores de Lira afirmam que ele se sentiu contrariado e acusou, nos bastidores, o governo de interferir na votação.

Durante a entrevista desta quinta, Lira ainda acusou membros do governo Lula de “plantar mentiras”. “É lamentável que integrantes do governo interessados na estabilidade da relação harmônica entre os Poderes fiquem plantando essas mentiras, notícias falsas, que incomodam o Parlamento. E, depois, quando o Parlamento reage, acham ruim”, prosseguiu.

Nas redes, Padilha reagiu ao ataque de Lira e publicou um vídeo do presidente Lula fazendo elogios ao seu trabalho na articulação com o Congresso Nacional. Sem citar o presidente da Câmara, ele afirma que a declaração do petista é um “reconhecimento de competência”.

Repercussão 

O deputado federal Lindbegrh Farias (PT-RJ) demonstrou repúdio à iniciativa do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) por dizer que o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, é "incompetente".

"Quem Lira pensa que é? Chega de política de faca no pescoço", escreveu o parlamentar do PT em uma de suas redes sociais. "Ministro Padilha tem minha total e irrestrita solidariedade. Padilha trabalha em harmonia com o presidente Lula. A competência do Padilha é porque não deixa Lira prender o orçamento da Saúde, nem soltar o acusado de assassinar Mariellle Franco".

O petista cobrou de Lira "mais respeito antes de atacar um dos principais quadros do nosso governo e do nosso partido". "O presidente da República é Luiz Inácio Lula da Silva, eleito com 60,3 milhões de votos! Padilha trabalha em harmonia com o presidente Lula".

ÚLTIMAS NOTÍCIAS