Pensar Piauí

Liberada construção de usina no Ceará que pode parar a internet no país

Segundo o governo do Ceará, projeto de usina na Praia do Futuro para remover sal da água do mar não apresenta perigo para fios de internet

Foto: Montagem Pensar PiauíInternet
Internet

A construção da usina de dessalinização na Praia do Futuro, em Fortaleza, foi aprovada pela Superintendência do Patrimônio da União no Ceará (SPU-CE) na quarta-feira (20). Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) é contra e alertou sobre possíveis riscos relacionados ao funcionamento da internet no Brasil. 

A empresa estatal do governo do Ceará Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), responsável pelo projeto da usina, diz que a usina "não apresenta nenhum risco ao funcionamento dos cabos submarinos localizados na Praia do Futuro". 

A Praia do Futuro fica localizada em um dos pontos geográficos no Brasil mais próximos da Europa e recebe cabos de fibra ótica do continente europeu e se estendem em direção ao Rio de Janeiro, São Paulo e diversos países da América Latina. Se os cabos romperem o serviço de internet pode sofrer impactos em todo o continente.

O projeto visa construir uma usina com estrutura subaquática, destinada a tornar a água potável, especialmente para uso durante períodos de seca no estado. A expectativa é que as obras se iniciem em março de 2024, com prazo estimado de conclusão para o primeiro semestre de 2026.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS