Pensar Piauí

Lactantes são incluídas na vacinação contra a Covid-19 no Piauí

O grupo só pode receber os imunizantes da Pfizer e Butantan

Foto: Brasil de FatoLactantes
Lactantes

Desde a última sexta-feira (23/7), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) iniciou o envio aos municípios de doses de vacinas contra a Covid-19 para imunizar as mulheres lactantes. 

As lactantes foram inseridas nos grupos de vacinação contra a doença após resolução da Comissão Intergestora Bipartite (CIB). As vacinas destinadas a essas mulheres serão inseridas nos 30% dos grupos prioritários. “É uma vitória a inserção dessas mulheres na vacinação do Piauí, sabemos da luta desse grupo e trabalhamos junto com a CIB para essa aprovação”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto. 

De acordo com o Ministério da Saúde, este grupo só pode receber os imunizantes da Pfizer e Butantan. Além disso, lactantes que forem vacinadas contra a Covid-19 não precisam interromper o aleitamento materno por conta do imunizante, uma vez que não há evidências de riscos para a saúde do bebê, conforme recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). A doação de leite materno também é permitida.

“São consideradas lactantes, segundo o caderno de alimentação infantil do Ministério da Saúde, mulheres que amamentam bebês de 0 a 24 meses, podendo ser até mais. Ficando a critério do município estabelecer a prioridade para vacinação sendo comorbidades ou período de amamentação do mais recente para o mais tardio”, explica a Coordenadora Estadual de Imunização, Bárbara Pinheiro.

Mais de meio milhão de piauienses estão imunizados contra a Covid-19

Foto: SesapiSecretário Florentino Neto
Secretário Florentino Neto

O estado do Piauí atingiu a marca de mais de meio milhão de pessoas (500.677) imunizadas contra a Covid-19, como mostram os dados do Vacinômetro da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). Receberam as duas doses 455.878 e 45.038 vacinadas com o imunizante da Janssen que só necessita de apenas uma dose para completar o ciclo vacinal. Já são 15,22% de cobertura vacinal da população.

Esse número só foi possível devido a um trabalho conjunto de estado e municípios para acelerar a vacinação dos piauienses, como destaca o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto. “Esse é o resultado do planejamento e trabalho, não só da equipe da Sesapi, mas de todas as prefeituras, que não tem medido esforços, trabalhando arduamente, seja de manhã, tarde, noite, fim de semana, feriado, tudo isso para garantir que a gente possa dar mais celeridade no processo e, sobretudo, comodidade à população para que tenha acesso a essa vacina, que é uma arma fundamental na luta contra essa doença”, avalia o gestor. 

O Piauí também já recebeu 2.176.820 doses de vacinas do Ministério da Saúde e repassou aos municípios 2.120.332 imunizantes. Estão com as secretarias municipais de saúde, para aplicação de primeira, segunda ou dose única 333.451 vacinas. Também há uma reserva técnica de segurança de 2.000 doses e 54.488 imunizantes reservados para segunda dose. 

Observação: Dados do Vacinômetro de 11h40, do dia 26 de julho de 2021.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS