Pensar Piauí

Jornalista da Globo é ameaçada após denúncias contra empresa no Fantástico

Reportagem que motivou ataques foi exibida pelo Fantástico em 15 de agosto, denunciando empresas por golpes de pirâmide financeira

Foto: Tv GloboRepórter Lívia Torres está sendo ameaçada
Repórter Lívia Torres está sendo ameaçada

A repórter Lívia Torres, da Globo, foi ameaçada por manifestantes após reportagem exibida pelo Fantástico em 15 de agosto, que denunciou empresas por golpes de pirâmide financeira.

A matéria sobre pessoas jurídicas investigadas por usar bitcoins para a aplicação de golpes citou a empresa GAS Consultoria, que possui sede em Cabo Frio, Rio de Janeiro. Em resposta, manifestantes em defesa da empresa fizeram protestos em frente à sede da emissora no Rio de Janeiro, na última sexta-feira (27/8). Eles exigiram a presença de Lívia e pediram esclarecimentos sobre os supostos crimes realizados pela empresa.

No domingo, o Fantástico revelou que Glaidson Acácio dos Santos, dono da GAS Consultoria, foi detido pela operação Kryptos após ter cogitado deixar o Brasil. Segundo a reportagem, além de movimentar de forma ilegal R$ 38 bilhões, Glaidson considerou amarrar uma repórter da emissora. A ameaça foi descoberta em interceptações telefônicas feitas pela Polícia Federal.

Em nota, a Associação Brasileira de Imprensa apoiou a jornalista e repudiando as ameaças feitas. “O episódio é gravíssimo e exige providências imediatas das autoridades, identificando e levando à Justiça os responsáveis. Ameaças a jornalistas têm se multiplicado nos últimos tempos. Em boa medida elas são estimuladas pelo comportamento do presidente Jair Bolsonaro, que hostiliza a imprensa quase diariamente. A democracia pressupõe uma imprensa livre e é obrigação do poder público impedir qualquer tipo de ameaça ou intimidação”, diz o comunicado assinado por Paulo Jeronimo, presidente da ABI.

A Comunicação da Rede Globo também repudiou “qualquer tentativa de intimidação, como a retratada no vídeo, e reitera que continuará a noticiar os fatos em relação ao tema em questão”. A Globo também frisou que “Livia Torres fez um trabalho exemplar e conta com o apoio e solidariedade da emissora”, acrescentou a nota.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS