Pensar Piauí

Joãozinho Félix e Carbureto revivem a Campo Maior do passado

Os dois políticos protagonizaram debate bizarro em rádio da cidade

Foto: MPPIVista aérea de Campo Maior
Vista aérea de Campo Maior

O município de Campo Maior, locaizado a 81 km de Teresina, é uma importante cidade do Piauí. Foi elevado a município e distrito em 1761, sendo instalado em 8 de agosto de 1762. 

A cidade caracteriza-se pela presença marcante da Carnaúba, que lhe rendeu o apelido de "Terra dos Carnaubais". O Açude Grande também é outro destaque da cidade, assim como a "Serra" de Santo Antônio, a Barragem dos Corredores, o monumento aos Heróis do Jenipapo e a Catedral de Santo Antônio.

A economia de Campo Maior está baseada principalmente na atividade comercial, agricultura, pecuária e extrativismo. A cidade também dispõe de um grande potencial caprino-ovinocultor notadamente advindo da adaptabilidade das raças às condições da região. É importante polo industrial cerâmico de fabricação de materiais de construção civil com várias indústrias de telha e tijolos e de argamassas e rejuntes.

Um fato da História do Brasil - a Batalha do Jenipapo - talvez seja a mais importante marca da cidade. Ela foi a mais violenta e única batalha sangrenta pela Independência do Brasil. O 13 de março de 1823 teve papel decisivo para manter a unidade territorial do país. Consistiu na luta de vaqueiros, agricultores e outros trabalhadores contra as tropas do Major João José da Cunha Fidié, que cumpria ordens do Rei de Portugal, D.João VI, para que o norte do Brasil permanecesse sob o domínio português. O povo do Piauí, lutava com facões e instrumentos de trabalho, não com armas. Perderam a batalha, mas não a guerra. Depois disso, Fidié, seguiu para o Maranhão, onde foi rendido e preso.

Mas, Campo Maior tem também destaques negativos e um deles está nos folclóricos políticos que mandaram na cidade em tempos não tão distantes. João Félix e Raimundo Nonato Bona servem para exemplificar a afirmação.

O primeiro é conhecido popularmente como Joãozinho Félix e, o segundo, como Carbureto. 

Essa semana protagonizaram, em rádio da cidade, cenas da Campo Maior de antigamente. Quando a cidade dá passos decisivos para uma modernidade que sua população é digna, eis que saem da tumba políticos que puxam Campo Maior para baixo. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS