Pensar Piauí

Ipec: confiança dos brasileiros em Lula atinge maior nível desde 2012

O número de agora é nove pontos superior ao que foi registrado em 2022, último ano da gestão Bolsonaro.

Foto: ReproduçãoLula
Lula

Os brasileiros estão mais confiantes no presidente da República, o nível subiu e é o maior desde 2012, segundo mostra o Índice de Confiança Social (ICS), as pesquisas são feitas todo ano desde 2009 pelo Ibope e mantida com a mesma metodologia pelo Ipec. Segundo o levantamento, Lula marca hoje 50 pontos em uma escala de zero (nenhuma confiança) a cem (muita confiança). Número superior ao que foi registrado em 2022, último ano da gestão Bolsonaro.

O Nordeste declara maior confiança em Lula, com 66 pontos. Por outro lado, os níveis mais baixos de confiança no petista são observados entre eleitores das classes A e B (39 pontos) e entre os evangélicos (43), grupos que majoritariamente apoiaram Bolsonaro em 2022.

Ainda segundo a pesquisa, o início do governo de Lula também inspira mais confiança que o de Bolsonaro. A administração federal marca 52 pontos, cinco a mais do que no ano passado e dois acima do registrado em 2019, primeiro ano do mandato bolsonarista.

De acordo com Rachel Meneguello, da Unicamp, os dados “refletem certo ânimo com o funcionamento democrático da política brasileira instalado com o governo Lula”.

Com informações do O Globo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS