Pensar Piauí

Intoxicação por monóxido de carbono foi o que matou os jovens da BMW

Essa substância não tem cheiro ou cor e pode causar asfixia

Foto: ReproduçãoOs quatro jovens
Os quatro jovens

Um laudo da Polícia Científica elaborado a partir de coletas feitas na BMW revelou o que matou os quatro jovens na rodoviária de Balneário Camboriú. O caso chocou o Brasil no primeiro dia do ano, depois que o grupo de amigos foi encontrado sem vida dentro de um carro de luxo.

Conforme os peritos, a causa dos óbitos foi intoxicação por monóxido de carbono provocada pela alteração no sistema de escapamento. Essa substância não tem cheiro ou cor e pode causar asfixia. Desde as primeiras horas após a história vir à tona, os investigadores já suspeitavam de que o gás teria sido responsável pelo mal-estar que terminou na morte de Gustavo Elias, 24 anos, Tiago Ribeiro, 21, Karla Aparecida dos Santos, 19, e Nícolas Kowaleski, 16.

“Atmosfera tóxica”

De acordo com a perita criminal bioquímica Bruna de Souza Boff, a saturação de monóxido de carbono em três das vítimas estava acima de 50% e de uma entre 49% e 50%, o que causou a morte lenta do grupo de amigos. Isso teria sido provocado por conta de ao menos quatro modificações feitas na BMW onde estavam os jovens — como a troca do catalisador e escapamento sem passar por abafadores. Isso fez com que o gás tóxico fosse mandado para dentro do veículo que, completamente fechado e com o ar-condicionado ligado, intoxicou Gustavo, Tiago, Karla e Nícolas.

A perícia identificou um total de 1.000 ppm de monóxido de carbono próximo ao ponto de ruptura do motor onde foi feita a modificação da BMW — índice que pode provocar a morte em até duas horas. Isso criou, segundo a Polícia Científica, uma “atmosfera tóxica dentro do veículo”. Essa situação foi potencializada, pelo fato de que o carro estava completamente parado, o que fez com que não houvesse nenhuma circulação de ar, completa o perito criminal Luiz Gabriel Alves de Deus.

Saiba mais em:

Quatro pessoas morrem dentro de BMW em Balneário Camboriú

Quem eram as vítimas que morreram na BMW?

Com informações do NSC Total

ÚLTIMAS NOTÍCIAS