Pensar Piauí

Idosa que prometeu “pegar o Xandão”, é presa na Operação Lesa Pátria

Mulher participou dos atos golpistas de 8 de janeiro

Foto: Reprodução/redes sociaisFátima Tubarão já foi condenada por tráfico de drogas no passado
Fátima Tubarão já foi condenada por tráfico de drogas no passado

 

A idosa de 67 anos, Maria de Fátima Mendonça Jacinto Souza, conhecida como “Dona Fátima de Tubarão”, foi presa nesta sexta-feira (27) na terceira fase da Operação Lesa Pátria, que mira envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro. Ela estava em Santa Catarina.

Em um vídeo, ela aparece na manifestação dizendo “Vamos para a guerra, vou pegar o Xandão agora!”, em referência ao ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal).

Depois que as imagens viralizaram, foi descoberto que Fátima já havia sido condenada por tráfico de drogas com envolvimento de menor de idade em 2014. Na época, ela atuava em Tubarão, em Santa Catarina.

A idosa foi condenada a mais de 4 anos de prisão em regime semiaberto. Ao recorrer, a pena foi diminuída para 3 anos e 10 meses em restrições de direitos e prestação de serviços à comunidade.

Bolsonarista

Nas redes sociais, Dona Fátima costuma publicar mensagens de apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e pautas defendidas pela antiga gestão, como voto impresso e a paralisação de caminhoneiros após as eleições de 2022.

Ela tem múltiplos perfis e costuma variar no uso dos sobrenomes – como Jacinto e Mendonça.

Operação Lesa Pátria

Tem o objetivo de identificar pessoas que participaram, financiaram ou fomentaram os atos golpistas praticados no dia 8 de janeiro. Nesta sexta-feira (27), a Polícia Federal deflagrou a 3ª fase.

Estão sendo cumpridos 11 mandados de prisão preventiva e 27 de busca e apreensão Os estados envolvidos são: RJ, MG, PR, SC, ES e DF

Os mandados foram expedidos pelo STF.


Com informações do Yahoo 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS