Pensar Piauí

Idosa de 85 anos mantida em cárcere privado pelo próprio filho, em SC

O pedido de socorro partiu de profissionais da rede de saúde

 

Foto: DivulgaçãoCárcere de idosa
Cárcere de idosa

 

ItajaiNews - Na quinta-feira (15), a guarnição da Polícia Militar em rondas pelo bairro Cordeiros foi abordada por funcionárias da saúde e assistência social. Informaram que havia um idosa que era mantida trancada em casa pelo próprio filho na rua Horácio Ramos Gonzaga, no bairro Cordeiros, em Itajaí.

Diante dos fatos, a guarnição prestou apoio e se deslocou ao endereço da vítima.

No local, o portão da casa estava com cadeado. Diante disso, a assistente social, no intuito de verificar se havia alguém dentro da residência, chamou a idosa. Logo após, ela apareceu na janela da residência e informou que estava trancada dentro da casa. Informou também que não possuía chave do portão, apenas seu filho, porém ele só retornaria ao fim do dia. A vítima, de 85 anos, também reclamou que estava com muito calor.

Devido à declaração da vítima, a guarnição procedeu com o arrombamento do cadeado do portão. 

No interior da residência foi possível constatar condições precárias e insalubres de higiene. Havia um odor fétido por toda a residência, além de roupas espalhadas e sujas, comidas estragadas e com bichos dentro e fora da geladeira, gerando condições desumanas de habitação.

Havia um prato com arroz estragado e com bichos próximo a cama da idosa, a qual disse que era seu almoço, deixado pelo filho.

O Samu foi acionado e esteve no local prestando o atendimento à vítima. 

Durante a realização do atendimento, o filho da idosa apareceu na residência e relatou que sua mãe tem demência. O autor, de 54 anos, relatou que mora nos fundos da casa de sua mãe, sai para trabalhar e tranca a porta por dentro,  saindo pelos fundos da casa. 

O autor confessou receber o beneficio previdenciário da vítima, bem como ter a posse dos cartões bancários da mãe. 

Questionado sobre a insalubridade da casa, o autor informou que não reconhece a situação de higiene, e segundo ele, o arroz que deixou para ela comer estava na geladeira.

A vizinha, de 77 anos, também esteve presente e ajudou a vítima a todo o momento. Ela relatou que por diversas vezes ofereceu ajuda e cuidados a sua vizinha, e que o filho da vítima prometeu lhe dar uma cópia da chave para fazer companhia à vítima, porém nunca entregou. Segundo a vizinha, a vítima não era vista há muito tempo, pelo fato de a casa sempre estar fechada e que não sabia das condições precárias que ela vivia.

A gerente da Unidade de Pronto Atendimento, relatou que faz o acompanhamento da vítima e que desde fevereiro ela não recebe atendimento, por diversas vezes passaram e a casa estava fechada e por esse motivo, não viam a senhora.

A gerente do UPA e as demais enfermeiras e assistente sociais ficaram responsáveis pela idosa que foi encaminhada ao Centro Integrado de Saúde (CIS) para que pudessem verificar os níveis de desnutrição da vítima. Posteriormente, a idosa seria encaminhada a uma casa de cuidados a idosos.

Diante dos fatos, foi dada voz de prisão ao autor pelos crimes previstos no art. 148, § 1º, I, do Código Penal (cárcere privado), e arts. 99 e 102, ambos do Estatuto do Idoso (Expor a perigo a integridade física de idoso e Apropriar-se de bens, proventos e pensão de pessoa idosa). O autor tentou se trancar dentro da residência e somente após ser dada a ordem para que saísse da residência, ele foi algemado e conduzido à Central de Plantão Policial de Itajaí, para a realização dos procedimentos formais cabíveis.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS