Pensar Piauí

IBGE promove ação de mobilização do Censo Demográfico no Parque Brasil II

O evento fez parte do movimento nacional "Favela no Mapa"

Foto: IBGEInstituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) promoveu uma ação de mobilização do Censo Demográfico
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) promoveu uma ação de mobilização do Censo Demográfico

Na manhã do último sábado (25/03) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) promoveu uma ação de mobilização do Censo Demográfico 2022 na comunidade Parque Brasil II. O evento faz parte do movimento nacional “Favela no Mapa”, lançado na comunidade Heliópolis, em São Paulo, com a presença da Ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, e do Presidente Interino do IBGE, Cimar Azeredo.

A “Ação Nacional de Mobilização do Censo Demográfico 2022 nas Comunidades” foi idealizada em razão de, neste momento, as comunidades estarem com um índice de domicílios que não responderam ao Censo acima de 5%, indicador superior ao que é considerado estatisticamente desejável pelo IBGE. Em Teresina estão nessa situação 37 comunidades que deverão continuar com a presença dos recenseadores do IBGE, buscando voltar aos domicílios cujos moradores não foram encontrados durante a primeira etapa de coleta do Censo, bem como também indo aos domicílios para buscar reverter a recusa de prestação de informações por parte de alguns moradores.

Foto: IBGELeonardo Passos, Superintendente do IBGE no Piauí
Leonardo Passos, Superintendente do IBGE no Piauí

“A ação está sendo realizada em todo o Brasil com o intuito de visitar comunidades e vilas para recensear as pessoas que ainda não foram recenseadas no país. Estamos na reta final do Censo, e nesta fase de apuração o IBGE selecionou alguns setores censitários para retornar à campo, com o objetivo de buscar pessoas que em uma primeira visita estavam ausentes ou se recusaram. O IBGE retorna com foco nesta população da sociedade devido a importância de um retrato fidedigno das vilas e comunidades por necessitarem de muitas políticas públicas direcionadas e específicas para essas localidades como saneamento, limpeza, coleta de lixo, transporte, saúde, educação e segurança”, explicou o Superintendente do IBGE no Piauí, Leonardo Passos.

Várias lideranças comunitárias, do Parque Brasil e redondezas, estiveram presentes e manifestaram, em especial, que os dados do IBGE possam refletir-se em ações públicas efetivas, especialmente mais segurança para a região. “Desejamos que as pessoas da comunidade se sensibilizem em abrir a porta e receber o recenseador, para que venham melhorias para a nossa comunidade, se não nos enxergarem a gente vai ficar aqui, sempre jogados, sem que as autoridades saibam o que estamos precisando no nosso residencial”, disse a Presidente da Associação de Moradores do Parque Brasil IV, Ladejane Maria de Jesus (Jane).

Foto: IBGELadejane Maria de Jesus (Jane), Presidente da Associação de Moradores do Parque Brasil IV
Ladejane Maria de Jesus (Jane), Presidente da Associação de Moradores do Parque Brasil IV

O IBGE entende que conhecer a realidade dos domicílios nas comunidades e vilas é de extrema importância para que serviços públicos básicos cheguem até essa parcela da população, tais como : saneamento, educação, saúde, infraestrutura, segurança e habitação. Neste último quesito o resultado do Censo Demográfico é relevante nacionalmente, por ser subsídio para programas federais de habitação como o Minha Casa, Minha Vida e o Plano Nacional de Habitação implementados pela Secretaria Nacional de Habitação e Secretaria Nacional de Territórios Periféricos. Destaca-se, ainda, no plano internacional, por atender às recomendações da Organização das Nações Unidas (ONU) para os programas “ONU Habitat, por um futuro melhor” e Cidades e Comunidades Sustentáveis.

Os recenseadores estarão sempre uniformizados, com o colete do IBGE, boné do Censo, crachá de identificação e o DMC. Além disso, é possível confirmar a identidade do agente do IBGE no endereço eletrônico respondendo.ibge.gov.br, ou pelo telefone 0800 721 8181. Ambos constam no crachá do entrevistador, que também traz um “QR code” que leva à área de identificação no endereço eletrônico. Para realizar a confirmação dos dados do recenseador, o cidadão deve solicitar o nome, matrícula ou CPF. O IBGE está trabalhando com a previsão de divulgar, no final do mês de abril, os resultados definitivos do Censo Demográfico, com a população de todos os municípios do país.

Com informações do IBGE no Piauí

ÚLTIMAS NOTÍCIAS