Hospital pede a zoológico respirador de animais para doentes de covid

Foi o Hospital de Retaguarda de Cascavel (PR) que tomou a drástica medida

Foto: Gazeta do PovoHospital

A falta de respiradores para atender pacientes com covid-19 levou a direção do Hospital de Retaguarda de Cascavel a tomar uma medida drástica. Foi requisitado ao Município de Cascavel autorização para uso de respiradores usados em animais para atender os pacientes do novo coronavirus.

A informação foi confirmada pelo diretor do hospital, Lísias Tomé. Uma equipe do zoológico de Cascavel já esteve no Hospital de Retaguarda e deixou um equipamento de ventilação mecânica de animais. Será feito um teste se é possível usar o equipamento em humanos. Os equipamentos entregues no HR é certificado na Anvisa, e pode ser regulado conforme o peso do paciente.

Também foram deixadas pela equipe do zoo bombas de infusão, que são dispositivos para levar e dosar medicamentos no corpo de um paciente. Item que também estava em falta.

As clínicas veterinárias de Cascavel também serão acionadas caso seja necessário e possível ou empréstimo de equipamentos.

Isso porque dos 14 leitos de UTI iniciais do hospital de retaguarda, todos estão ocupados e também os os outros 6 abertos na última semana.

Também já foram solicitados empréstimos de respiradores da UPA Tancredo e até de ambulâncias do SAMU para tentar vencer a demanda.

Segundo mapa da ocupação de leitos deste domingo (28), a ocupação de leitos da Macrorregião oeste está em 98,69%.

Na 10ᵃ Regional de Saúde em Cascavel, 27 pessoas aguardam a transferência para um leito de UTI.

Outras 21 esperam um leito vago de enfermaria.