Pensar Piauí

Hospital Infantil apresenta avanços na alta complexidade

Hospital Infantil apresenta avanços na alta complexidade

O agricultor familiar Washington Oliveira levou nessa quarta, 19, sua filha para uma consulta ao dermatologista no Hospital Infantil Lucídio Portela, em Teresina. Assim como ele, várias mães e pais aguardavam consultas no hospital, que oferta mensalmente cerca de três mil consultas em diversas especialidades. Além de realizar 300 procedimentos cirúrgicos por mês, especialmente nas áreas de ortopedia, neurocirurgia, urologia e cirurgia geral.
Essa realidade na assistência pediátrica foi apresentada pelo diretor-geral, Vinícius Nascimento, à Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Vereadores, representada pelos vereadores Teresa Brito e R. Silva, Teresinha Medeiros e Nilson Cavalcante.
Segundo o diretor, apesar das limitações na parte estrutural, já que o prédio tem mais de 40 anos, várias intervenções foram realizadas, incluindo a construção de uma nova lavanderia, reforma e adequação às normas na Unidade de Terapia Intensiva(UTI) e centro cirúrgico.
Vinicius aponta que outras melhorias estão por vir, com projetos em elaboração para ampliação do centro cirúrgico, da enfermaria, criação de sala para procedimentos endoscópicos, brinquedoteca. “São coisas que o hospital precisa, mas que mesmo que tenha recurso, tem que ser bem planejada, porque teremos que fazer a reforma com as crianças aqui", disse aos vereadores.
Ele apresentou também os dados sobre os atendimentos realizados, como consultas e cirurgias. "Triplicamos a oferta de consultas por mês. Diariamente, recebemos dezenas de crianças para consultas em diversas especialidades, inclusive, com a retomada de serviço para tratamento do pé torto, atendimento para criança com anemia falciforme”. A criação do consultório de Otorrinolaringologia também foi ação que ampliou o atendimento às crianças.
A implantação das Metas de Segurança ao Paciente também é outra ação que muda a forma de assistência ao usuário. Aliado a isso, a criação de centro de estudos miccionais, readequação do setor de nutrição e dietoterapia, informatização e mobília dos consultórios para atendimento humanizado e ainda a implantação do novo almoxarifado e ampliação da farmácia.
Outra ação foi a intensificação nas cirurgias, realizando procedimentos também aos finais de semana e feriados. "Tivemos um salto significativo no quantitativo das cirurgias, de crianças vindas não só de Teresina, mas de vários municípios, que fazem a cirurgia num dia e recebem alta logo no dia seguinte", disse.
Ao final da visita, os vereadores reconheceram os avanços alcançados, observando a necessidade de intervenções maiores no Hospital.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS