Pensar Piauí

Homenagem de Messi a Maradona é “infração grave” e Barcelona pagará multa

Além da sanção prevista no regulamento do Campeonato Espanhol, o time terá que se entender com a fornecedora de materiais esportivos

Foto: BandSportsHomenagem de Messi para Maradona
Homenagem de Messi para Maradona

A homenagem de Messi a Maradona na goleada do Barcelona por 4 x 0 sobre o Osasuna, nesse domingo (29/11), ainda repercute na Europa. Ao marcar seu gol, o craque levantou a camisa do Barça e exibiu uma do Newell’s Old Boys, time em que o ex-jogador argentino iniciou a carreira. Maradona morreu na última quarta-feira (25/11), vítima de uma parada cardiorrespiratória.

O ato, no entanto, rendeu cartão amarelo a Messi ainda em campo e proporcionará punição futura ao Barcelona. De acordo com o regulamento do Campeonato Espanhol, levantar a camisa e exibir mensagens por baixo se enquadra em “infração grave”.

“O jogador de futebol que, por ocasião de ter marcado um gol ou por qualquer outra causa derivada do jogo, levanta a camisa e exibe qualquer tipo de propaganda, slogan, lenda, sigla, anagramas ou desenhos, seja qual for o seu conteúdo ou a finalidade da ação, será punido, como autor de infração grave, com multa até 3 mil euros (R$ 19,2 mil) e advertência”, diz o artigo 91.

Conflito de marcas

Além da punição por parte da Federação, Messi pode ter provocado ainda outro conflito. De acordo com o jornal As, ao exibir a camisa do Newell’s Old Boys, da marca Adidas, ele descumpriu contrato do Barcelona com a Nike e o ato também é passível de multa.

Por causa disso, o Barcelona, e não Messi, pode ser sancionado em até 3 mil euros (cerca de R$ 20 mil).

ÚLTIMAS NOTÍCIAS