Pensar Piauí

Homem negro é esfaqueado e acaba preso. Veja a palavra dele e a repercussão do fato

O homem branco teria se incomodado com a aglomeração de motoboys na frente do prédio onde reside

Foto: Montagem pensarpiauiRacismo no Rio Grande do Sul
Racismo no Rio Grande do Sul

Ontem o vídeo, que exibimos a seguir, viralizou nas redes sociais. As imagens mostram um homem negro que foi vítima de tentativa de homicídio. mas ao ser chamada, a Brigada Militar decidiu prender a vítima, e não o agresso. O caso ocorreu no Rio Grande do Sul.

A vítima foi algemada e colocada em camburão. O agressor, branco, pôde deixar o local, sem ser fichado ou penalizado pela ameaça.

Pelo relato das testemunhas nas imagens divulgadas, o homem branco tentou dar uma facada no pescoço da vítima.

O vídeo mostra ainda que o homem negro é questionado pelo militar enquanto o agressor conversa tranquilamente com outra autoridade.

Em seguida, o militar puxa o homem negro pela camisa, que pede para ser solto, já que não fez nada de errado - pelo contrário, é a vítima da situação. No entanto, o militar ainda empurra o homem contra a parede e o prende. 

Ao afirmar que trabalha no local, a vítima é contestada pelo agressor e rebate, falando para que mostre novamente a faca que usou para ameaçá-lo. 

As testemunhas se manifestam pedindo para que o homem seja solto e reforçam que a situação é um caso de racismo. Enquanto isso, o homem branco sai de cena livremente. 

Veja o vídeo:

Ao sair da delegacia  vítima identificada como Éverton Guandeli da Silva, 40 anos, e que trabalha como motoboy, gravou este outro vídeo com sua versão sobre os fatos:

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, se pronunciou sobre o fato usando as redes sociais. Ele escreveu:

“Sobre a prisão de um homem negro que seria vítima de tentativa de homicídio em POA, determinamos via Corregedoria da Brigada Militar a abertura de sindicância para ouvir imediatamente testemunhas e apurar as circunstâncias da ocorrência, com a mais absoluta celeridade”. Renovo minha absoluta confiança na Brigada Militar e nos homens e mulheres que compõem nossas forças de segurança. Inclusive, em respeito aos dedicados profissionais que as integram, é que a apuração da conduta será célere e rigorosa”.

Pimenta

Já  o Ministro-Chefe da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, manifestou a sua indignação com o caso. 

"Revoltante os vídeos da abordagem em Porto Alegre que acabou com a vítima de uma tentativa de homicídio presa e o acusado rindo. Um homem negro tem sua vida ameaçada e acaba detido, inaceitável", escreveu o ministro.

"É urgente uma investigação séria do caso!", defendeu.

O homem branco teria se incomodado com a aglomeração de motoboys na frente do prédio onde reside.

O homem apontado como agressor acabou detido após cidadãos que presenciaram a cena protestarem e apontarem o crime de racismo na atuação dos policiais, que tinham prendido Éverton. Ambos foram levados para a delegacia e liberados em seguida.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS