Pensar Piauí

Hidrogênio Verde: Rafael Fonteles apresenta à mineradora Vale potenciais produtivos do Piauí

Reunião aconteceu na sexta-feira (17), na sede da Vale, no Rio de Janeiro

Foto: CcomHidrogênio Verde: Rafael Fonteles apresenta à mineradora Vale potenciais produtivos do Piauí
Hidrogênio Verde: Rafael Fonteles apresenta à mineradora Vale potenciais produtivos do Piauí

 

O governador Rafael Fonteles esteve reunido, na tarde da sexta-feira (17), com a diretoria do Grupo Vale, no Rio de Janeiro. A reunião com a mineradora brasileira teve como tema os potenciais produtivos do Piauí na produção de hidrogênio verde.

O governador apresentou à mesa diretora os potenciais de geração do combustível, em busca de investimentos para explorar essa matriz energética no estado. “Acabamos de concluir uma reunião com o presidente da Vale, Eduardo Bartolomeo, tratando de transição energética. Apresentamos aqui os potenciais do Estado e, com fé em Deus, iremos avançar com esses investimentos no Piauí”, declarou o gestor em suas redes sociais.

Participaram da reunião o CEO da Vale, Eduardo Bartolomeo, e a diretora executiva de Energia, Ludmila Nascimento. A reunião faz parte dos esforços governamentais para o investimento na transição energética do Piauí.

A reunião com a diretoria da Vale foi a última agenda de Rafael Fonteles antes de partir para a missão na Europa. Lá, o governador cumprirá agenda na Bélgica, Portugal e Croácia, com o objetivo de firmar negócios para a produção de hidrogênio verde no Piauí. Na Bélgica, o governador participa da Semana Europeia do Hidrogênio e do III Summit Piauí - Europa de Hidrogênio Verde, onde apresenta o maior projeto de hidrogênio verde do mundo a ser instalado no Piauí.v

Avanço nas parcerias

Recentemente, o Governo do Estado emitiu a licença ambiental prévia para a instalação de um Parque de Produção de Hidrogênio Verde, na Zona de Processamento e Exportação (ZPE) em Parnaíba. O parque de hidrogênio, juntamente com um parque de geração de energia solar que servirá para fornecer energia para a produção de hidrogênio, somam o montante de R$ 100 bilhões de investimento estrangeiros no Piauí.

Com informações da Ccom