Pensar Piauí

HGV realizou 30º mutirão do ano neste sábado (5)

HGV realizou 30º mutirão do ano neste sábado (5)

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) realizou neste sábado (5) seu trigésimo mutirão cirúrgico de 2017. Dessa vez, a ação foi simultânea em duas especialidades médicas e a meta é fazer 14 cirurgias de otorrinolaringologia e 17 cirurgias plásticas reparadoras. Este ano, 860 pessoas já foram beneficiadas pelas ações cirúrgicas promovidas pelo HGV.
O cirurgião plástico, Edson Vale, explica que os procedimentos cirúrgicos programados foram, em sua maioria, para tratar lesões em pessoas que tiveram câncer de pele ou que apresentam sequelas por traumas, normalmente ocasionadas por acidentes de trânsito.
Já em otorrino, foram cirurgias de amigdalectomia (retirada das amígdalas), adenoidectomia (retirada da adenoide) e adeno-amigdalectomia, sendo todos os pacientes crianças.
“Apesar da demanda ser contínua, temos conseguido agilizar o volume de procedimentos cirúrgicos e, assim, reduzir a fila de espera de forma significativa. Isso graças a medidas como a realização dos mutirões, que já acontecem de forma regular aos finais de semana e feriados”, pontua Clara Leal, diretora-geral do HGV,
Para o mês de agosto ainda estão programados mutirões nas especialidades ortopedia, no dia 12, cirurgia geral, no dia 16 – feriado do Aniversário de Teresina.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS