Pensar Piauí

HGV realiza mutirão de cirurgia geral e otorrino neste sábado (4)

HGV realiza mutirão de cirurgia geral e otorrino neste sábado (4)

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) realiza, neste sábado (4), dois mutirões simultâneos nas áreas de cirurgia geral e otorrino. A meta é realizar 36 procedimentos, sendo 28 cirurgias gerais e oito cirurgias de otorrino. O objetivo, segundo a diretora-geral do hospital, Clara Leal, é reduzir, cada vez mais, o tempo de espera por um procedimento no HGV, conforme orientação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).
O coordenador da Clínica Cirúrgica, Hamilton Fontes, explica que os mutirões são importantes para agilizar o atendimento daqueles pacientes que já aguardam na fila ambulatorial. “A espera pela cirurgia reduziu consideravelmente! Principalmente para as cirurgias de hérnias abdominais. Ainda temos pacientes aguardando para cirurgia da vesícula biliar (colecistectomia) devido à grande demanda por esse procedimento. Pois, na verdade, é a intervenção cirúrgica mais frequente na nossa especialidade”, explica Hamilton Fontes.
Na área de otorrino, será um mutirão de cirurgias de ouvido (timpanoplastia e mastoidectomias) e colocação de tubo de ventilação. “São cirurgias complexas que requerem mais tempo cirúrgico”, explica o coordenador da Clínica Otorrinolaringológica, Bernardo Cunha.
“Ele destaca que esse tipo de cirurgia é realizado no HGV porque possui microscópios cirúrgicos e os profissionais utilizam técnicas microcirúrgicas que proporcionam grande avanço no tratamento das doenças da mastóide, permitindo também um melhor acesso no ápice do problema”, explica Bernardo Cunha.
Participam do mutirão de cirurgia geral, neste sábado (4), o cirurgião geral Hamilton Fontes (coordenador), os cirurgiões Carlos Renato, Péricles Sousa e Luis Gustavo. As anestesistas Maria das Graças Nogueira e Mônica Cronemberger.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS