HGV realiza mutirão cirúrgico ortopédico amanhã (21)

HGV realiza mutirão cirúrgico ortopédico amanhã (21)


O Hospital Getúlio Vargas (HGV) realiza mais um mutirão cirúrgico ortopédico neste sábado (21). A meta é beneficiar 30 pacientes eletivos do Ambulatório Integrado Dirceu Arcoverde e da Urgência. Somente em 2018, cerca de 200 pessoas já foram beneficiadas nos seis mutirões promovidos pelo HGV.

Estão programados procedimentos para colocação de próteses, tratamento de infecções e de fraturas de membros superiores como mão e punho; além de traumas de membros inferiores como joelho, tíbia, fêmur, dentre outros.

A diretora-geral do HGV, Fátima Garcêz, diz que essas ações acontecem de forma regular como parte das medidas adotadas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e Fundação Piauiense de Serviços Hospitalares (Fepiserh) para acelerar os atendimentos e otimizar os serviços. “É um esforço para buscar equacionar a demanda reprimida cirúrgica em algumas especialidades”, explica.

Para o presidente da Fepiserh, Rafael Neiva, os mutirões têm alcançado resultados positivos, pois reforçam o total geral de cirurgias realizadas pelo hospital e dão resolutividade aos problemas de saúde de muitos pacientes. "Essas ações continuadas aceleram o processo de atendimento, fazendo com que as filas andem, principalmente nas especialidades de maior demanda, como é o caso da ortopedia", pontua o presidente.

A equipe será formada pelos cirurgiões ortopédicos Lao Tsé Feitosa, coordenador da Clínica Ortopédica do HGV, Durval Leal, Glauson Nascimento, Ayrana Soares, Rafael Bona, Fábio Sousa, André Leal, Marcelo Lopes, José Augusto Sá Lopes e Hugo José Sales. Os anestesiologistas Antônio Urias e Hugo Carvalho. As enfermeiras Gildete Teixeira, Rita Orsano e Suely Martins, além de técnicos de enfermagem e radiologia, e pessoal de apoio.