Pensar Piauí

Há um ano, Lula era eleito presidente do Brasil

O Piauí foi o estado onde Lula obteve maior vantagem e venceu nos 224 municípios

Foto: ReproduçãoLula
Lula

 

Em 30 de outubro de 2022, exatamente um ano, os brasileiros compareciam às urnas eletrônicas para escolher entre o hoje presidente Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL), no segundo turno das eleições presidenciais. O Piauí foi o estado onde Lula obteve maior vantagem e venceu nos 224 municípios piauienses e obteve a preferência de 74,25% do eleitorado, contra 19,9% de Bolsonaro.

Lula foi eleito presidente do Brasil pela terceira vez com 50,68% dos votos válidos. Após a totalidade das urnas apuradas, constatou-se que Lula foi escolhido por 60.345.999 de brasileiros. Jair Bolsonaro, por sua vez, recebeu 58.206.354 de votos.

Aos 77 anos, Lula chegou à Presidência da República pela terceira vez, liderando um amplo arco de alianças formado por 10 partidos políticos, por representantes da sociedade civil e do capital e até por ex-adversários políticos. A principal bandeira desta frente ampla foi a defesa da democracia contra o autoritarismo, o combate à fome e a retomada do desenvolvimento com inclusão social da população.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS