Pensar Piauí

Governo prossegue com obras de reforço na ponte Juscelino Kubitschek

Governo prossegue com obras de reforço na ponte Juscelino Kubitschek

As obras na ponte Juscelino Kubitschek seguem na reta final e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado dos Transportes (Setrans), está concluindo o reforço dos taludes, muro do encontro e lajes que apresentavam fissuras e desgaste na estrutura. As obras têm se prolongado devido à idade avançada da ponte, que se encontrava deteriorada devido à ação do tempo. A estrutura foi inaugurada oficialmente em 1957 e completa 60 anos em janeiro do ano que vem.
Obras na ponte JK( Foto: Jordan Feitosa)
O projeto de reestruturação da ponte JK foi dividido em três etapas distintas. Além da construção da Ponte do Meio e do desvio provisório, na primeira fase foi realizada a retirada das árvores do canteiro central da Avenida João XXIII, a compactação do aterro, drenagem das águas pluviais e a pavimentação dos acessos.
A segunda fase consiste na reforma da ponte JK (ponte em arcos). Segundo o diretor de Transportes Modais da Setrans-PI, Osvaldo Leôncio, além dos trabalhos previstos, surgiram novas necessidades ao longo da execução dos serviços, que acabaram atrasando a finalização das obras.
“Antes do início das obras, foi realizada uma inspeção geral na estrutura da ponte JK (ponte em arcos), na qual foi constatada a necessidade de algumas intervenções e reforços estruturais. Inicialmente, foi retirado do passeio lateral e implantada mais uma faixa de tráfego para veículos.
Obras na ponte JK( Foto: Jordan Feitosa)
Agora estamos executando a contenção dos taludes, o reforço no muro do encontro e a concretagem das lajes nos encontros”, afirmou o diretor, enfatizando que os reparos são necessários, visto que a ponte há muito tempo não passava por uma intervenção dessa natureza.
A próxima etapa, após a conclusão das obras de reforço dos taludes e concretagem das lajes, será a abertura do tráfego na ponte JK (ponte em arcos) e interdição da Ponte do Meio para a implantação do passeio para pedestres, que vai interligar os canteiros centrais das avenidas Frei Serafim e João XXIII.
Para o secretário dos Transportes, Guilhermano Pires, a obra vai proporcionar uma melhoria significativa no trânsito na região central da cidade. “O objetivo da obra é dar mais celeridade ao trânsito na região central de Teresina, diminuindo os congestionamentos frequentes na avenida Frei Serafim. A nova reestruturação da ponte JK possibilitará uma melhor trafegabilidade, sobretudo no sentido Centro/Leste da cidade”, destacou o gestor.
Após concluída, a ponte JK terá cinco faixas, três no sentindo Centro-Leste, quatro faixas de rolamento no sentido Leste-Centro e um passeio central para pedestres.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS