Pensar Piauí

Governo Lula enquadra CACs ilegais; mais de 6 mil armas devem ser confiscadas

Os alvos da operação da Polícia Federal são caçadores, atiradores e colecionadores

Foto: ReproduçãoGoverno Lula enquadra CACs ilegais; mais de 6 mil armas devem ser confiscadas
Governo Lula enquadra CACs ilegais; mais de 6 mil armas devem ser confiscadas

A Polícia Federal realiza nesta quinta-feira (4) uma operação em todo o Brasil contra os chamados CACs (colecionadores, atiradores e caçadores) e possuidores de armas de fogo em geral. 

Segundo informações da PF, “estão sendo cumpridos mandados de prisão preventiva, temporária e definitiva, em virtude de cometimento de diversos crimes; além outras prisões por dívidas de caráter alimentar para os quais a Justiça determinou a prisão dos inadimplentes”. 

“Uma vez que a existência de mandado de prisão quebra o requisito da idoneidade para obtenção do porte de arma de fogo, estão sendo adotadas medidas de apreensão cautelar de armamentos e documentos encontrados, para posterior processo de cassação de porte ou registro de arma de fogo, por parte da PF, além de comunicação ao Exército Brasileiro, para cassação das autorizações concedidas aos Cac’s”, diz informativo divulgado pela PF. 

Por meio de suas redes sociais, o ministro da Justiça, Flávio Dino, deu mais detalhes sobre a operação, que recebeu nome de Operação Day After. Segundo o ministro, o alvo prioritário da ação são "CACs que não preenchem requisitos legais de idoneidade para ter armas de fogo". 

"Hoje a Polícia Federal está cumprindo mandados de prisão contra CACs (caçadores, atiradores e colecionadores) que não preenchem requisitos legais de idoneidade para ter armas de fogo. Estas também estão sendo apreendidas. Será uma linha permanente de trabalho da PF", revelou Flávio Dino. 

O ministro Flávio Dino também divulgou número atualizado sobre o recadastramento de armas efetuados pela Polícia Federal. Segundo Dino, mais de 6 mil armas não foram recadastradas e que providências legais devem ser adotadas. 

"Seguem números atualizados do recadastramento de armas efetuado pela Polícia Federal. Realço que armas de uso permitido superaram as anteriormente cadastradas. Quanto as de uso restrito, 6.168 não foram recadastradas e serão adotadas as providências legais", disse. 

A Polícia Federal deve divulgar um balanço da ação nas próximas horas.

Com informações da Forum

ÚLTIMAS NOTÍCIAS