Pensar Piauí

Governo lança internet para todos com presença de Kassab

Governo lança internet para todos com presença de Kassab

O anúncio de uma revolução aliada a uma grande jogada politica. Foi assim a visita do ministro Gilberto Kassab (PSD) ao Piauí para o lançamento do Programa Internet para Todos, que vem se somar ao Piauí conectado para levar o acesso a internet - via satélite militar - para todo o estado.
Na mesa de honra, todos os "chefes políticos" que estão na briga por uma vaguinha no pleito eleitoral de 2018. Governador Wellington Dias, a vice-governadora Margarete Coelho, o senador Ciro Nogueira, o deputado federal Júlio César, o prefeito de Teresina Firmino Filho; o deputado estadual Themístocles Filho e o presidente da APPM, Gil Carlos.
A banda larga de alta qualidade vai possibilitar o desenvolvimento de ferramentas de telemedicina, com processos cirúrgicos podendo ser realizados à distância; telessegurança e teleducação, incrementando desenvolvimento educacional da rede pública no Piauí.
A ação de inclusão social tem início previsto para fevereiro. A conexão da internet será feita por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), em órbita desde maio de 2017. E o primeiro satélite geoestacionário brasileiro de uso civil e miliar. O projeto recebeu R$ 2,7 bilhões de investimentos do governo federal, em parceria entre o MCTIC e o Ministério da Defesa. A previsão é que o SGDC seja operacional por 18 anos.
O ministério abriu na segunda-feira (8) o prazo para credenciar empresas interessadas em participar do programa. Elas precisam encaminhar um documento à Secretaria de Telecomunicações do MCTIC (Setel). Segundo a Portaria nº 7.437/2017, a companhia deve indicar uma localidade, demonstrar capacidade para atendê-la e apresentar proposta de velocidades, cronograma, estimativa de preço, tecnologia e serviço a ser ofertado, além de comprovar que possui os requisitos previstos pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para a prestação do Serviço de Comunicação Multimídia.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS