Pensar Piauí

Governo lança cronograma do primeiro vestibular da Universidade Aberta do Piauí

Governo lança cronograma do primeiro vestibular da Universidade Aberta do Piauí

O governador Wellington Dias aprovou, nesta terça-feira (06), o cronograma do primeiro vestibular da Universidade Aberta do Piauí (Uapi), a iniciar com o lançamento do edital no dia 14 deste mês e provas em 06 de agosto. As datas foram apresentadas em reunião realizada com a presença do governador; secretário de Governo, Merlong Solano; secretária da Educação, Rejane Dias; do reitor da Universidade Estadual do Piauí, Nouga Cardoso; e equipe técnica.
O Sistema Universidade Aberta do Piauí foi criado no final de 2016 com o objetivo de expandir o ensino superior para todo o estado até 2018, por meio de uma parceria entre a Universidade Estadual do Piauí (Uespi), a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí (Fapepi). “Acabamos de aprovar a chegada do ensino superior a mais 61 municípios a partir de um vestibular que vamos fazer em agosto, com o objetivo de permitir a fixação de conhecimento e de profissionais no interior”, afirma Wellington Dias.
Merlong Solano destaca que a Uapi será completamente financiada pelo Governo do Estado, que investirá cerca de R$ 27 milhões ao longo de quatro anos para a formação dessas primeiras turmas. “Além disso, o governador autorizou que sejam iniciados os procedimentos necessários para realização de um novo vestibular para mais 90 municípios, até janeiro de 2018”, adianta o secretário.
Formação superior
Inicialmente será ofertado o curso de Administração, com a possibilidade de ampliação para outras áreas de conhecimento. A quantidade de vagas segue o modelo tradicional, de 40 alunos por turma, tendo como diferencial a responsabilidade compartilhada entre as instituições parceiras.
“A Uespi cuida das questões acadêmicas, como a regularização de matrículas; a Fapepi do pagamento de professores; e a Seduc é responsável por toda a estrutura tecnológica. O Governo do Estado está reunindo toda a expertise na educação e no desenvolvimento científico, acreditando muito nesse projeto”, comemora o reitor Nouga Cardoso.
De acordo com o diretor do Núcleo de Educação a Distância (EaD) do Piauí, Arnaldo Brito, a EaD está presente em 40 municípios piauienses. “Vamos mais que dobrar, chegando a 100 municípios este ano e no início de 2018 uma ampliação ainda maior. Com isso, nós vamos atender praticamente a todas as regiões do Piauí, de Norte a Sul, levando uma educação de qualidade, conforme avaliação da própria Capes”, frisa o diretor.
Cronograma do Vestibular da Universidade Aberta do Piauí
1. Lançamento do edital 14.06.17
2. Inscrições 19.06 a 07.07.17
3. Última data para pagamento da taxa de inscrição 10.07.17
4. Prazo final (data de postagem) para envio de documentação dos candidatos que pleiteiam isenção da taxa de inscrição e Sistema de Reserva de Cotas 10.07.17
5. Resultado das inscrições deferidas para candidatos que pleitearam isenção da taxa de inscrição 17.07.17
6. Pagamento da taxa de inscrição para candidatos que pleitearam isenção de taxa de inscrição e tiveram suas inscrições indeferidas 18.07.17
7. Homologação das inscrições de candidatos cotistas 24.07.17
8. Disponibilização do cartão de informação na internet 25.07.17
9. Realização da prova escrita objetiva 06.08.17
10. Divulgação do gabarito preliminar 07.08.17
11. Recursos contra questões da prova escrita objetiva 08 e 09.08.17
12. Resultado dos recursos contra questões da prova escrita objetiva Até 15.08.17
13. Divulgação do resultado final Até 30.08.17

ÚLTIMAS NOTÍCIAS