Pensar Piauí

Governo entrega reforma do primeiro Centro de Música Eficiente do Piauí

O projeto atende 242 crianças, 70% delas com algum tipo de deficiência. A solenidade acontece nesta quinta-feira (16)

Foto: Reprodução/SeducAssociação Cultural de Amigos da Música Eficiente (Acame)
Associação Cultural de Amigos da Música Eficiente (Acame)

O governador do Estado do Piauí, Wellington Dias, e o secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, inauguram, na próxima quinta-feira (16), a reforma da Associação Cultural de Amigos da Música Eficiente (Acame). Foram investidos R$ 536.989,92 na obra, além de R$ 212.800,20 na aquisição de equipamentos, com recursos do PROPIAUÍ.

O projeto atende 242 crianças, 70% delas com algum tipo de deficiência, como: Síndrome de Down, Autismo, Deficiências Físicas, Auditivas, Intelectuais, promovendo um ganho para pessoas com deficiência (PCD). Acompanham a visita a vice-governadora Regina Sousa, a deputada federal Rejane Dias, e o secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), Mauro Eduardo Cardoso.

Foto: Reprodução/SeducAssociação Cultural de Amigos da Música Eficiente (Acame)
Associação Cultural de Amigos da Música Eficiente (Acame)

Localizada à Av. Pref. Freitas Neto, 1500 – Mocambinho, o Música Eficiente desenvolve o trabalho de musicalização infantil, musicoterapia, ensino e música para pessoas com deficiências, com o objetivo de resgatar a cidadania dessas pessoas, para que se sintam, de fato, incluídas na sociedade. O projeto foi idealizado pelo professor, historiador, músico e musicoterapeuta João Gilberto Oliveira, coordenador do projeto, por perceber a necessidade de um trabalho especializado para pessoas com deficiência do estado do Piauí.

A partir da musicoterapia, a escola trabalha a readaptação, introduzindo o ensino de música por meio do teclado, violão, bateria, percussão, flauta doce, ukulele, além da musicalização infantil feita com crianças de 3 anos de idade.
De acordo com o coordenador do projeto, o Música Eficiente não mede esforços e empenho para promover a inclusão e a emancipação social dos deficientes da cidade de Teresina e do interior.

“Comprovadamente, a música promove o desenvolvimento de habilidades, contribui para o aprendizado, e, além de tudo, permite uma interação de capacidades e vivências. Por conseguinte, eleva o protagonismo e autoestima de pessoas que anteriormente eram incapazes de interagir”, afirma o gestor.

Na obra foi realizada a reorganização dos ambientes internos para adequação às atividades desenvolvidas no local, instalação de Estúdios de som, reforma da fachada, construção de anfiteatro, implementação de paisagismo externo, execução de novos revestimentos, novas instalações elétricas, hidrossanitárias e pintura do prédio.

Solenidade 

Inauguração da reforma da Associação Cultural de Amigos da Música Eficiente (Acame).

Horário: 11h30
Endereço:  Av. Pref. Freitas Neto, 1500, bairro Mocambinho

ÚLTIMAS NOTÍCIAS