Pensar Piauí

Governo implanta modalidade de tempo integral em 104 escolas da rede estadual de ensino

Até o fim de 2023, o Estado passará a contar com 200 Centros Estaduais de Tempo Integral.

Foto: CcomGoverno implanta modalidade de tempo integral em 104 escolas da rede estadual de ensino
Governo implanta modalidade de tempo integral em 104 escolas da rede estadual de ensino

Alunos com mais horas diárias de atividade escolar, com um currículo que trabalha aptidões individuais e incentiva o protagonismo juvenil. Este é o novo cenário para os estudantes do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Gabriel Ferreira, localizado no bairro Vermelha, zona sul de Teresina. Na terça-feira (30), essa e outras 103 escolas da rede estadual de ensino tiveram aulas inaugurais que marcaram o início da transformação para se tornarem unidades de referência em ensino médio, com a oferta de aulas em tempo integral, por meio do projeto Acelera Seduc.

No início do mês de maio, o governador do Piauí, Rafael Fonteles, anunciou o projeto de universalização do ensino de tempo integral. Dessa forma, até o fim de 2023, a rede estadual de ensino passará a ter 200 Centros Estaduais de Tempo Integral.

Em visita ao Ceti Gabriel Ferreira, o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, participou de uma aula inaugural simbólica e aproveitou para conhecer a estrutura da escola e dialogar com estudantes, gestores, professores e funcionários. “Com o novo modelo, os estudantes do ensino médio terão mais horas diárias de atividades pedagógicas. São mais oportunidades aos nossos jovens para o ingresso no ensino superior e no mundo do trabalho, por meio de um modelo que comprovadamente gera fortalecimento da aprendizagem e das habilidades socioemocionais, e melhoria dos índices econômicos, sociais, de segurança pública e alimentar”, declarou o gestor.

Um dos pontos bem recebidos pelos estudantes foi a ampliação do tempo de permanência na escola, que objetiva melhores condições de aprimorar o ensino e a aprendizagem. O formato tem atraído cada vez mais jovens, que se dizem confiantes com as oportunidades que terão pela frente. Valéria da Conceição Moraes tem 15 anos e está cursando a 1ª série do ensino médio. Ela mostrou-se animada com a oportunidade de cursar ainda na escola uma atividade ligada ao ensino profissional. “A minha expectativa para o integral é que os alunos possam ter mais conhecimento, tendo mais tempo e mais responsabilidade com as tarefas. Uma vantagem é que teremos no futuro a opção dos cursos técnicos e as atividades em que poderemos ter um momento de descontração. Acredito que toda escola será melhor com o tempo integral”, comentou a estudante.

Outras escolas que agora ofertam o ensino de tempo integral reuniram os estudantes para as primeiras aulas e apresentação de documentos orientadores, matriz curricular e novas perspectivas. Alberto Machado, coordenador das Escolas de Tempo Integral da Seduc, pontuou o início das atividades que buscam proporcionar mais resultados de aprendizagem a partir do novo modelo pedagógico. “Temos aulas inaugurais sendo realizadas em todo o Piauí, com todas as GREs mobilizando as comunidades e recebendo os estudantes nestas 104 escolas transformadas em tempo integral. O Piauí se destaca com um projeto ousado que veio para melhorar as escolas em todos os seus aspectos. O tempo integral resulta na melhora das famílias, que terão seus filhos com mais tempo na escola e no incentivo à arte, ciências, o esporte, ou seja, vislumbrando um futuro melhor e concretizando o maior tempo no espaço escolar”, disse o gestor.

A Unidade Escolar Mariano José Roberto, do município de Canavieira, é uma das escolas que passa a atuar como Centro Estadual de Tempo Integral. Para o diretor Gilvan de Sousa Sá, a escola de tempo integral amplia a função social da educação, considerando que é um espaço educacional significativo na formação dos cidadãos no decorrer da vida. “A mudança nos traz um grande avanço na melhoria da aprendizagem dos nossos estudantes, com mais oportunidade de aprofundar conhecimento com novas metodologias de ensino e oportunidade para a comunidade escolar desenvolver projetos e ações socioeducacionais. Além disso, o acesso aos cursos de nível profissional e técnico será facilitado”, comemora o gestor.

Com informações da Ccom

ÚLTIMAS NOTÍCIAS