Pensar Piauí

Governo do Piauí vai dar início a Escola do Mar em Luís Correia

A solenidade de assinatura acontecerá no canteiro de Obras do Cais do Terminal Pesqueiro, na Praia do Quebra Mar, em Luís Correia.

Foto: ReproduçãoEscola do Mar
Escola do Mar

 

O governador Rafael Fonteles e o secretário de Educação, Washington Bandeira, assinarão a ordem de serviço para dar início à reforma e ampliação da U. E. Ricardo Augusto Veloso (Escola do Mar). A solenidade de assinatura acontecerá nesta quinta-feira, 25, às 7h30min, no canteiro de Obras do Cais do Terminal Pesqueiro, na Praia do Quebra Mar, em Luís Correia.

Com investimentos no valor de R$ 2.273.482,29, o espaço educacional passará por uma ampla reforma para modernização do prédio, que passará a contar com 10 salas de aula, sala de Mediação Tecnológica, laboratórios de informática, de Microbiologia, de Processamento de Alimentos e Pescados, de Biologia Marinha, de Simulação de Condução de Embarcação, além de área administrativa, sala de descanso, cozinha, refeitório, banheiros, galpão com oficinas e depósitos, subestação e climatização. A previsão é que a obra seja concluída em março de 2024.

Projeto Escola do Mar

Considerando as potencialidades econômicas das 12 macrorregiões da Piauí, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc/PI), por meio da Superintendência de Educação Técnica e Profissional e Educação de Jovens e Adultos (Suetpeja), está firmando parceria com entidades do Sistema S para a criação do Projeto Escola do Mar.

Para a oferta do ano letivo 2024, a Escola do Mar visa atender estudantes da Rede Estadual de Ensino com a oferta de Ensino Médio integrado à Educação Profissional, Técnica e Tecnológica de nível médio, à Educação de Jovens e Adultos, com integração de cursos de qualificação profissional vocacionada para as atividades econômicas do mar, bem como programas e projetos de formação inicial e continuada, reconhecimento de saberes profissionais e aperfeiçoamento profissional alinhados à demanda da indústria portuária e ao desenvolvimento econômico da região. A proposta pedagógica da Escola do Mar, especificamente na formação profissional técnica e tecnológica, está alinhada a potenciais parceiros da Rede Federal de Ensino, dentre os quais destaca-se o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Piauí (SENAI/PI), SEST/SENAT, SENAC, SEBRAE, dentre outros.

Parceria com SENAI/PI

Durante a solenidade de assinatura da Ordem de Serviço para criação da Escola do Mar, a Seduc e o Senai entregarão os certificados dos cursos a dois alunos da Rede Estadual do curso de “Filetagem de Pescado”.

Em regime de parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc/PI), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Piauí (SENAI/PI) promoveu o curso de Filetagem de Peixe, com carga horária de 8 (oito) horas. O curso ofertou 30 vagas exclusivas para a Rede Estadual de Ensino. Os estudantes da rede estadual poderão ser absorvidos pelo mundo do trabalho na área de indústria pesqueira, restaurantes e estabelecimento de alimentos, varejo, peixaria, no comércio de exportação e importação de produtos pesqueiros, além do empreendedorismo.

Com informações da Ccom

ÚLTIMAS NOTÍCIAS