Pensar Piauí

Globo quis frear divulgação do caso Melhem para preservar imagem

Há quem se questione por que a Globo tratou de modo tão distinto os casos de assédio de José Mayer e Marcius Melhem

Foto: DCMMarcius Melhem e a Globo
Marcius Melhem e a Globo

 

Há quem se questione por que a Globo tratou de modo tão distinto os casos de assédio de José Mayer e Marcius Melhem.

O caso de Mayer veio à tona por meio de uma carta em primeira pessoa, da vítima, Su Tonani, ao blog Agora é Que São Elas.

Isso forçou uma resposta quase imediata de Mayer, pedindo desculpas e assumindo o erro. E uma reação que não foi exatamente imediata por parte da Globo. Entre a denúncia da figurinista, de 29 de abril de 2017, e o desligamento dele da Globo, em 15 de janeiro de 2019, quase dois anos se passaram, muito embora a Globo tenha, notadamente, mantido seu astro na geladeira durante esse período.

O caso de Melhem começou a se desenhar a partir da denúncia de Dani Calabresa à área de compliance da Globo. Desde então, diretores da emissora se esforçaram para resolver o assunto internamente, evitando tornar o episódio público, o que, como se vê agora, seria impossível, a não ser que as vítimas, àquela altura já no plural, abrissem mão de levar a denúncia adiante ou de se contentar com um pedido de desculpas, esperança que a direção da Globo tinha.

O colunista Léo Dias, ainda no UOL, trouxe a denúncia para a esfera pública logo no início de 2020. Um grupo de atores e redatores do “Zorra” então desmentiu tudo, com carta assinada por mais de 30 profissionais.

Resumindo, a Globo falhou em tentar botar panos quentes no caso. Mas não teve a chance de tentar fazer isso no episódio de Mayer por ele já ter começado pela esfera pública.

A figurinista Su Tonani, cujo nome poucos conheciam, era uma profissional de bastidores.

Dani Calabresa é uma humorista de sucesso, o que amplifica a dimensão do caso Melhem.

Em meio a brincadeiras e memes sobre quarto de suruba no Projac, por mais que esse repertório se aproxime do tom de piada, a Globo naturalmente não tem interesse em ver seus detratores pintar as suas dependências como uma grande suruba. Testes do sofá, favores sexuais em troca de promoção, nada disso é exclusividade da indústria da TV, mas é esperado que isso tome proporções muito maiores por causa da vitrine representada pelo ofício: atores, roteiristas e televisão são itens intrinsecamente ligados à fama, o que só torna mais gigante o que acontece ali.

Dito isso, a Globo tentou frear a publicidade do caso Melhem até para preservar a imagem da casa. Primeiro anunciou sua saída do posto de chefe do núcleo de humor, aproveitando que ele estava se afastando da empresa para cuidar de uma delicada cirurgia cardíaca de uma de suas filhas, nos Estados Unidos. Mas se fosse só uma licença, por que destituí-lo do cargo? Porque esperava que nesse período as coisas se arrefecessem.

Não deu certo.

Com informações do DCM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS