Pensar Piauí

Gervásio Santos defende tirar o transporte público de Teresina dos empresários

Candidato do PSTU à Prefeitura de Teresina disse que implantará tarifa zero para estudantes e desempregados

Foto: PSTUGervasio Santos
Gervasio Santos

O candidato do PSTU a Prefeitura de Teresina, Gervásio Santos, foi entrevistado na segunda-feira (05/10) pelo site 180graus. Na conversa com a jornalista Apoliana Oliveira, em live transmitida pelo Instagram, o candidato destacou que a principal bandeira do partido é apresentar uma “alternativa socialista” para enfrentar a crise do capitalismo.

“Há uma crise crônica que assola todo o planeta, haja vista nos Estados Unidos, temos uma crise social latente onde a todo momento há uma luta contra a opressão, contra o racismo, e [com a pandemia] as mortes por Covid, onde o governo do Trump, assim como o governo genocida do Bolsonaro, tiveram um tratamento de ignorar essa doença (...) E a gente não pode deixar de compreender essa pandemia também em Teresina, que levou a mais de 1 mil mortos, se não compreendermos que também está dentro da crise deste capitalismo”, explica.

Geração de emprego e renda

Sobre as propostas para a geração de emprego e renda, no enfrentamento à crise econômica gerada pela pandemia da Covid-19, o candidato diz que é preciso atacar a raiz do problema, citando a taxação de grandes fortunas, a estatização das empresas de transporte público, a aprovação do IPTU progressivo.

“Vimos vários candidatos e outros que virão como mágicos, com soluções mágicas, com varinha de condão, apontando soluções para a questão da geração de renda, geração de emprego, para a questão da saúde, da moradia. Porém esses candidatos não dizem de onde que vão tirar recursos para poder solucionar esse problema do emprego”, explica Gervásio Santos.

Ele defende ainda um plano de obras públicas para a construção de moradias e ampliação da rede de esgoto, por exemplo, que seja construído com mobilização dos trabalhadores através dos conselhos populares.

Acesso à saúde

Gervásio Santos afirma que a pandemia “veio para mostrar o quanto eles sucatearam a nossa saúde pública”. Ele considera pouco o número de hospitais e Unidades Básicas de Saúde para atender a população da capital, e diz que o principal necessário é colocar investimentos no SUS. “Ter um sistema 100% público e de qualidade”, ressalta.

Mobilidade urbana

O candidato avalia que para resolver o problema “crônico” da mobilidade urbana em Teresina é preciso “ir na raiz do problema” e “tirar o transporte público, que é serviço essencial, das mãos dos empresários”.

Afirma que em um eventual governo, sua primeira medida será estatizar o sistema. “Para que possamos aumentar a frota, fazer uma integração verdadeira, junto com o metrô, aumentar para acesso a passagem mais barata e precisa fazer um novo sistema de ciclovias”, diz. Promete ainda tarifa social zero para desempregados e estudantes.

Políticas sociais e cultura

Sobre políticas públicas de proteção à mulher e a cultura, o candidato do PSTU afirma que primeiro é preciso aumentar o orçamento para essas duas áreas.

“Temos que fazer um grande investimento na questão dos hospitais para as mulheres, ter casa abrigo que possa dar segurança e proteção às mulheres violentadas pelo machismo”, reforça.

Para incentivar a cultura, defende a criação de um Conselho de Cultura com a participação de artistas e dos jovens, para aprimorar o debate sobre o orçamento destinado à cultura. “Precisamos de mais teatros e casas culturais nos bairros para incentivar jovens e artistas a fazer uma bela cultura”.

Educação

Ao avaliar a educação do município, o candidato fez críticas ao candidato do PSDB e ex-secretário de Educação de Teresina, Kleber Montezuma - que é irmão de Gervásio - acusando-o de perseguir e faltar com bom senso no tratamento aos professores. “Até hoje estamos convivendo com uma greve dos professores que pouca gente sabe”, ressalta.

Ele diz que a Semec, desde março, não sentou para atender a demanda dos professores, nem mesmo em relação ao piso do magistério. “Implantaram uma aula remota que é uma farsa remota, levando os professores a uma estafa psicológica, levando muitos trabalhadores da educação à doença, e sobrecarregando mães e pais”, diz.

Sobre os índices no Ideb comemorados pela atual gestão, Gervásio diz se tratar de um “índice eleitoreiro” com variantes “manipuladas”.

Meio Ambiente e proteção animal

O candidato afirma que o primeiro passo para a proteção dos rios Poti e Parnaíba, que cortam a cidade de Teresina, é atacar a questão do saneamento básico e reduzir significativamente a quantidade de dejetos despejados nos rios. Para ampliar a rede de proteção animal, o candidato defende a criação de unidades de castração móvel, ampliação do acesso a clínicas e hospitais veterinários e a maior conscientização da população para o melhor tratamento aos animais.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS