Pensar Piauí

Freixo pretende deixar o PSB e migrar para o PT

O plano é assumir algum ministério no novo governo do petista.

Foto: Reprodução/Ricardo Stuckert/Instituto LulaMarcelo Freixo (PSB) e o presidente eleito Lula (PT)
Marcelo Freixo (PSB) e o presidente eleito Lula (PT)

O deputado federal Marcelo Freixo (PSB-RJ) vem dialogando com o PT para deixar o PSB e migrar para o PT, partido do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O plano é assumir algum ministério no novo governo do petista.

Freixo foi o candidato de Lula na corrida pelo governo do Rio de Janeiro, porém, acabou perdendo para o governador reeleito Cláudio Castro (PL), que contabilizou 58,65% dos votos válidos, contra 27,38% acumulados por Freixo, que ocupou a segunda colocação.

De acordo com o dirigente petista e deputado federal eleito Washington Quaquá (PT), o partido está negociando com o deputado carioca uma possível filiação para o ano que vem, quando Lula irá assumir o cargo. Em sua avaliação, esse é “o caminho natural” para Freixo.

O deputado federal Alessandro Molon (PSB), por sua vez, não deverá sair do PSB. Quem abortou a ideia foi Freixo, de olho na pasta ministerial que o partido poderá ocupar no governo Lula, segundo o Correio da Manhã.

No PT, o nome de Freixo é o preferido, porém, o presidente nacional da legenda, Carlos Siqueira (PSB), pensa em promover um nome histórico do partido: Carlos Amastha (PSB), o ex-prefeito de Palmas, em Tocantins (TO), que tem forte influência na executiva nacional. O Ministério do Turismo (MTur) será o principal objeto da disputa entre Freixo e Amastha.

No entanto, segundo o jornalista Guilherme Amado, do Metrópoles, o martelo não será batido por ora. Quando foi procurado, Freixo não se estendeu e disse: “O fim do ano é só sobre o governo Lula”.

Com informações do Dcm

ÚLTIMAS NOTÍCIAS