Pensar Piauí

França x Marrocos: Conheça a brasileira que estará na cabine do VAR

A catarinense Neuza Back está nos quadros de árbitros da CBF desde 2008 e a partir de 2020 começou a apitar partidas internacionais masculinas

Foto: Lucas Figueiredo/CBFNeuza Back, árbitra brasileira da FIFA
Neuza Back, árbitra brasileira da FIFA

A histórica semifinal da Copa do Mundo do Catar 2022 entre o Marrocos e França, que ocorre no estádio Al Bayt, em Al Khor, nesta quarta-feira (14), contará com a presença da brasileira Neuza Back na cabine do VAR. O duelo jogado às 16h de Brasília terá em campo as medições do árbitro mexicano César Ramos, dos também mexicanos Alberto Marin e Miguel Hernández como auxiliares, além do venezuelano Jesus Valenzuela como quarto árbitro.

Nascida em Saudades, município de Santa Catarina, a árbitra de 38 anos começou a apitar jogos amadores em 2005, quando ainda cursava a faculdade de Educação Física. Os jogos eram organizados pela Liga Maravilhense de Desportos, filiada à Federação Catarinense de Futebol, que a filiou no ano seguinte.

Em 2008 Neuza estreou no Campeonato Catarinense, mesmo ano em que recebeu um convite para compor o quadro de árbitros da CBF, onde seria admitida em 2009. Ainda em 2008, apitou a Copa do Brasil Feminina e fez cursos de especialização. Sua estreia como árbitra da CBF ocorreu na Série C daquele ano. Na Série A, seu primeiro jogo foi entre Grêmio e Barueri, no Estádio Olímpico em Porto Alegre, também em 2009.

A partir de 2014 ela teve seu nome incluído no quadro de árbitros da FIFA e passou a apitar partidas internacionais. Sua estreia em jogos internacionais masculinos aconteceu na Copa Sul-Americana de 2020, em duelo entre Peñarol (Uruguai) e Vélez Sarsfield (Argentina), que terminou empatado em 1 a 1.

No ano seguinte compôs ao lado da brasileira Edna Alves o primeiro trio de arbitragem feminino em um Mundial de Clubes masculino. Ela atuou como auxiliar nas partidas entre Tigres (México) e Ulsan Hyundai (Coreia do Sul) pelas quartas de final e, novamente, na disputa pelo quinto lugar entre Ulsan Hyundai e Al Duhail (Catar).

Neuza Back também fez parte da primeira comissão de arbitragem totalmente feminina em uma Copa do Mundo, no duelo em que a Alemanha bateu a Costa Rica por 4 a 2 na primeira fase. Junto da mexicana Karen Diaz Medina, Back foi auxiliar da árbitra francesa Stéphanie Frappart, a primeira a apitar um mundial. Frappart entregou sua camiseta a Marco Fazzioni, diretor do Museu da FIFA, em Zurique (Suíça), onde ficará exposta. A árbitra francesa também será homenageada pela instituição após o mundial.

Na partida desta quarta-feira (14), entre Marrocos e França, a brasileira estará na cabide do VAR e será a responsável pela checagem de impedimentos, mesma tarefa que cumpriu durante a vitória da França por 1 a 0 sobre a Inglaterra pelas quartas de final. O VAR das semifinais será comandado pelo canadense Drew Fischer.

Com informações da Forum

ÚLTIMAS NOTÍCIAS