Pensar Piauí

Folha quer transformar Janja na Yoko Ono do governo Lula

Curioso é que a intriga vendida no título e nas chamadas é desmentida na própria reportagem

Foto: Montagem Pensar PiauíFolha quer transformar Janja na Yoko Ono do governo Lula
Folha quer transformar Janja na Yoko Ono do governo Lula

Não é só ela, mas é principalmente ela: a Folha tenta desde o início do governo Lula alimentar futrica, intriga, tudo para criar um clima de mal estar entre Janja e o PT e ministros do governo Lula. O objetivo é transformá-la numa espécie de Yoko Ono, que sofria ataques terríveis dos beatlemaníacos, como se fosse uma bruxa que estava acabando com os Beatles, quando a realidade era bem diversa, como publiquei aqui numa entrevista com John Lennon.

A mais recente intriga dá a entender que Lula desmarcou a ida de vários ministros do governo ao Rio Grande do Sul ontem para que Janja possa ir junto com eles representando o governo.

Curioso é que a intriga vendida no título e nas chamadas é desmentida na própria reportagem, que reproduz tweet de Lula:

"A viagem, que é dos ministros, foi adiada porque recebo na quarta-feira o governador @EduardoLeite_, para discutir o apoio ao estado e seria deselegante os ministros visitarem o estado com o governador gaúcho em Brasília", escreveu.

Claro e cristalino. Como ministros iriam ao RS no mesmo momento em que o governador daquele estado visitava o governo em Brasília?

Isso bastaria para derrubar a matéria. Mas como o objetivo é intrigar, o texto segue cheio de ilações:

"os membros do governo foram pegos de surpresa com a ordem de Lula para que viagem fosse adiada porque havia decidido que a primeira-dama iria acompanhar a comitiva (sic)"

"O protagonismo de Janja no governo é alvo recorrente de críticas de aliados do mandatário"

"Agora, na leitura de integrantes do Palácio do Planalto, o petista mandou mais um recado aos correligionários de que sua mulher seguirá no centro dos principais acontecimentos do governo"

Esse tipo de comportamento da Folha vem do início do governo, quando ao que parece a direção do jornal, que publica matéria paga da prefeitura de São Paulo como se fosse reportagem própria, decidiu que deveria usar Janja como uma Yoo Ono para dividir o governo Lula.

Em fevereiro, a Folha publicou uma matéria com o seguinte título:

"Janja não comparece a aniversário do PT, se recolhe nas redes sociais e alimenta rumores"

Assim como na de agora, no corpo da matéria da época estava desmentida a intriga:

Segundo sua assessoria, Janja está fazendo um tratamento oftalmológico. Na segunda [dia do evento de aniversário do PT (sic)], fez exames que exigiram dilatação de pupila e não se recuperou a tempo de chegar ao evento. Ainda segundo a assessoria, foi recomendado um repouso de 48 horas em decorrência do tratamento.

Essa informação derrubaria título e matéria, mas, aí, como alimentar rumores, especialmente em quem só lê os títulos das matérias e/ou postagens?

Mas a Folha da ditabranda, dos carros emprestados para a ditadura, da ficha falsa de Dilma na primeira página; a Folha que demitiu uma jornalista, Rose Nogueira, por abandono de emprego, quando sabia que ela estava presa pela ditadura; a Folha segue tentando.

Porque a Folha e a mídia corporativa não querem um governo popular, que trabalhe para combater as desigualdades e a fome. Querem um governo do mercado, para o mercado, pelo mercado.

Os ataques a Janja visam atingir Lula e o coração (no sentido mais amplo) de seu governo.

Com informações do Blog do Mello

ÚLTIMAS NOTÍCIAS