Pensar Piauí

Foco do Brasil: Canal bolsonarista demite apresentador e é colocado à venda

Foco do Brasil está há dois meses sem publicar vídeos no YouTube

Foto: Montagem Pensar PiauíCleiton Basso, que apresentava programa do Foco do Brasil
Cleiton Basso, que apresentava programa do Foco do Brasil

 

Desde a derrota do presidente Jair Bolsonaro (PL) para o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno das eleições, o “Foco do Brasil”, um dos principais canais bolsonarista de YouTube do cercadinho do Alvorada, não publicou um conteúdo sequer.

De acordo com a Folha de S. Paulo, o canal, que tem quase 3 milhões de inscritos, demitiu o apresentador Cleiton Basso, que tinha um programa diário para falar do governo Bolsonaro. Além disso, ele foi colocado à venda.

Vale destacar que o “Foco do Brasil” é um dos alvos do inquérito que investiga atos antidemocráticos, instaurado em 2020 pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal). Nas eleições deste ano, o canal também teve sua receita suspensa pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). 

Apesar do lucro dos últimos anos com monetização do YouTube, o técnico de informática Anderson Ramos, o único proprietário, decidiu colocar o canal à venda e demitir Basso após a crise atual. Cleiton, por sua vez, afirmou que não pode responder pelo Foco do Brasil, mas que para evitar novos problemas, a direção decidiu parar com os conteúdos após a decisão do TSE.

O canal também já pagou um homem para fazer uma pergunta previamente combinada com o chefe do Executivo. Na ocasião, ele deveria questionar se Bolsonaro assistiu à entrevista do então ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta ao Fantástico. O ex-capitão, por sua vez, disse: “Eu não assisto à Globo”.

Com informações da Folha de S.Paulo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS