Pensar Piauí

Filha do ex-governador Freitas Neto morre durante parto em Teresina

A jovem, conhecida como Kiki Freitas, morreu após intercorrência em seu parto na Maternidade Santa Fé

Foto: GP1Kiki Freitas
Kiki Freitas

GP 1 - Faleceu na manhã desta quarta-feira (21) a odontóloga Maria Cristina Almendra Freitas, filha do ex-governador do Piauí, Freitas Neto. A jovem, conhecida como Kiki Freitas, morreu após intercorrência em seu parto na Maternidade Santa Fé.

De acordo com informações apuradas pelo GP1, a odontóloga teve um choque anafilático na hora que foi aplicada a anestesia. O bebê, cujo nome é o mesmo do ex-governador, Antônio, está sob cuidados médicos.

Maria Cristina Freitas (Kiki) é filha do ex-governador do Piauí Antônio de Almendra Freitas Neto e de Carlota Carvalho. Kiki Freitas casou com o empresário Felipe Gomes em 2019. O anúncio a gravidez de Antônio foi feito pelo casal no fim de 2020.

Kiki era graduada em Odontologia pela Facid (2006) e doutora na área de Dentística pela Faculdade de Odontologia de Bauru – USP. Era coordenadora dos cursos de Odontologia e Radiologia do Centro Universitário UniFacid.

A Maternidade Santa Fé emitou nota sobre o caso:

A maternidade Santa Fé esclarece que a paciente Maria Cristina Carvalho Almendra Freitas deu entrada com sua equipe particular composta por duas obstetras, uma enfermeira obstetra, uma fisioterapeuta e uma doula, em trabalho de parto avançado, às 7:49 do dia 21/07/2021. 

Durante a assistência ao período expulsivo a paciente evoluiu com sinais de angioedema e desconforto respiratório, sendo realizada medidas imediatas de suporte e parto por via mais rápida devido gravidade do quadro.

Parto normal SEM analgesia/anestesia ocorreu às 8h28. O recém-nascido encontra-se em estado grave, após reanimação neonatal realizada pela equipe da Santa Fé. 

A paciente evoluiu com parada cardiorrespiratória sendo assistida por sua equipe particular, juntamente com o corpo clínico da maternidade, bem como pela equipe da UTI Movel da Unimed, que já se encontrava no local.

Lamentamos profundamente o ocorrido, esclarecemos que foram prestadas toda a assistência, assim como se solidariza com a família nesse momento de dor. 

Diretoria Maternidade Santa Fé

O Governo do Estado e a Prefeitura de Teresina emitiram notas de Pesar. Veja a íntegra:

Nota de Pesar 

O Governo do Estado do Piauí lamenta o falecimento, nesta quarta-feira (21), da dentista Maria Cristina Carvalho de Almendra Freitas, filha do ex-governador Freitas Neto.

Maria Cistina Freitas era cirurgiã dentista e também atuava como coordenadora dos cursos de odontologia e radiologia em uma faculdade da capital. Como pesquisadora acadêmica tinha mestrado na área de Dentística e doutorado em Ciências Odontológicas Aplicadas.

Neste momento de dor, o Governo do Estado do Piauí expressa as mais sinceras condolências à família, amigos.

Nota de Pesar

A prefeitura de Teresina lamenta o falecimento da odontóloga Maria Cristina Almendra Freitas, filha do ex-governador do Piauí, Freitas Neto e de Carlota Carvalho.

Kiki Freitas, como era conhecida, se destacou como uma excelente profissional de pesquisa em sua área.
O prefeito Dr. Pessoa se solidariza com a família e amigos enlutados e presta condolências nesse momento de dor.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS