Pensar Piauí

Fábio Novo cresce em todos os cenários de pesquisa estimulada

O levantamento foi realizado de 10 a 14 de outubro, com 1 mil entrevistados nas zonas urbana e rural de Teresina.

Foto: FacebookFábio Novo e Rafael Fonteles
Fábio Novo e Rafael Fonteles

O pré-candidato do PT à Prefeitura de Teresina, deputado estadual Fábio Novo, cresce em todos os cenários em nova pesquisa de intenção de votos do Instituto Amostragem, na modalidade estimulada. Na pesquisa espontânea, Fábio Novo e o ex-prefeito Silvio Mendes (União Brasil) aparecem tecnicamente empatados. O levantamento foi realizado de 10 a 14 de outubro, com 1 mil entrevistados nas zonas urbana e rural de Teresina. 

Na pesquisa estimulada, em disputa com a deputada Bárbara do Firmino (Progressistas), o parlamentar petista apresentou um crescimento de cinco pontos percentuais em comparação com pesquisa realizada em julho. Ele passou de 29,90% para 35,10% das intenções de voto, enquanto Bárbara caiu de 42,70% para 38,30%. Dr. Pessoa (Republicanos), atual prefeito de Teresina, passa de 5,70% para 6,70% das intenções de voto, e mais de 15% não votaria em nenhum dos três nomes apresentados. 

Foto: ReproduçãoPesquisa Amostragem
Pesquisa Amostragem

Em outro cenário, com o ex-prefeito Sílvio Mendes (União Brasil) como pré-candidato, Fábio Novo cresce de 24,80% para 32,30%, ao mesmo tempo em que Sílvio Mendes cai de 56,60% para 47,10% das intenções de voto.  Neste cenário, Dr. Pessoa passa de 3,90% para 5,50%.

Foto: ReproduçãoPesquisa Amostragem
Pesquisa Amostragem

Num terceiro cenário, quando o deputado Jeová Alencar (Republicanos) substitui Dr. Pessoa, Fábio Novo cresce de 26,90% para 35,10%, enquanto Bárbara do Firmino cai de 40,60% para 37,60%, apresentando empate técnico com Novo. Jeová Alencar cai 13,30% para 8,30% entre julho e outubro de 2023.

Foto: ReproduçãoPesquisa Amostragem
Pesquisa Amostragem

No quarto cenário, com Silvio Mendes e Jeová Alencar na disputa, Fábio Novo sobe de 20,70% para 32,50%, enquanto o concorrente do União Brasil cai de 53% para 45,20%. Nesta simulação, Jeová Alencar cai de 11,20% para 7,40%.

Foto: ReproduçãoPesquisa Amostragem
Pesquisa Amostragem

Com apoio de Lula e Rafael, Novo passa todos os concorrentes

A pesquisa do Instituto Amostragem relevou ainda a importância do prestígio do presidente Lula e do governador Rafael Fonteles para influenciar a eleição municipal. Quando ao eleitor é perguntado se votaria em Fábio Novo com apoio de Lula e Rafael, o petista tem 52,30% da preferência do eleitorado. 

Foi perguntada a intenção de votos de Bárbara do Firmino como apoio do senador Ciro Nogueira (Progressistas) e do ex-presidente Bolsonaro (PL). Nesse caso, Bárbara teve 25,30% das intenções de votos. Já Dr. Pessoa obteve 4,2% das preferências.

Foto: ReproduçãoPesquisa Amostragem
Pesquisa Amostragem

Ao substituir o nome de Bárbara por Sílvio Mendes, mas colocando que Silvio teria o apoio de Bolsonaro e de Ciro, Fábio Novo tem 52,30% da preferência, quando seu nome é ligado a Lula e Rafael, enquanto Sílvio tem 28,8% das intenções de voto. Dr. Pessoa teve 3,7% da preferência do eleitorado.

Foto: ReproduçãoPesquisa Amostragem
Pesquisa Amostragem

REJEIÇÃO - A pesquisa também avaliou a rejeição dos pré-candidatos. Ou seja, aquele em o candidato não votaria de jeito nenhum. Dr. Pessoa lidera com 59,4% de rejeição, seguido por Fábio Novo (6,3%), Sílvio Mendes (4,4%), Enzo Manuel (4,2%), Bárbara do Firmino (3,3%) e Dr. Paul Márcio (3,3%). Jeová Alencar teve 3,1% de rejeição e Luciano Nunes (PSDB), 2,1%.

Foto: ReproduçãoPesquisa Amostragem
Pesquisa Amostragem

NÍVEL DE CONVIÇÃO NO VOTO - A pesquisa quis saber sobra a chance dos eleitores votarem nos candidatos. Quando apresentado o nome do candidato Fábio Novo, 48,4% disseram que poderiam votar nele, 15,9% afirmaram que era o único candidato em que votariam, 32,2% não votariam no petista de jeito nenhum e 3,5% não souberam ou não quiseram opinar.

Já quando o pesquisador perguntava sobre Bárbara do Firmino, 52,2% disseram que poderiam votar nela, 9,8% afirmaram que seria a única candidata que escolheriam, 28,3% não votariam de jeito nenhum e 4,7% não souberam/não quiseram responder.

Como relação a Sílvio Mendes, 51,90% poderiam votar nele, 13,90% disseram que era o único candidato em que votariam e 31% não escolheria o ex-prefeito de Teresina de jeito nenhum. 3,2% não souberam/não quiseram responder.

Chance de votos cresce com apoios de Rafael e de Lula

A pesquisa mostrou a importância do apoio de gestores nacionais e regionais para tirar ou acrescentar votos os candidatos a prefeito de Teresina.

Quando perguntado ao eleitor se ele teria predisposição de votar em Fábio Novo com o apoio do governador Rafael Fonteles, 31,6% afirmaram que aumentaria a chance de votar em Fábio Novo, 25,7% responderam que votariam com certeza, 11,9% disseram que nem aumenta nem diminui a chance de votar, 7% falaram que reduz a chance, 20,6% afirmaram que não votariam e 3,2% não souberam ou não quiseram falar.

Já com apoio do presidente Lula, 35,4% afirmaram que aumentaria a chance de votar em Fábio Novo, 25,9% responderam que votariam com certeza, 8,9% disseram que nem aumenta nem diminui a chance de votar, 7,4% falaram que reduz a chance, 20,1% afirmaram que não votariam e 2,3% não souberam ou não quiseram falar.

Em relação à Bárbara do Firmino, se o eleitor teria predisposição de votar na candidata com o apoio do senador Ciro Nogueira, 29,8% afirmaram que não votariam de jeito nenhum em Bárbara, 20,9% falaram que reduz a chance, 20,4% responderam que nem aumenta nem diminui a chance de votar em Bárbara, 11,9% votariam com certeza e 12,5% afirmaram que aumentaria a chance de votar. 3,2% não souberam ou não quiseram falar.

Quando perguntado ao eleitor se ele teria predisposição de votar em Bárbara do Firmino com o apoio do ex-presidente Bolsonaro, 46,1% afirmaram que não votariam de jeito nenhum em Bárbara, 23,2% falaram que reduz a chance, 9,9% responderam que nem aumenta nem diminui a chance de votar em Bárbara, 8,4% votariam com certeza e 10,4% afirmaram que aumentaria a chance de votar. 2% não souberam ou não quiseram falar.

Na situação em que o senador Ciro Nogueira apoiaria Sílvio Mendes, 33,6% afirmaram que não votariam de jeito nenhum em Sílvio, 20,5% falaram que reduz a chance, 16,2% responderam que nem aumenta nem diminui a chance de votar em Sílvio, 15,1% votariam com certeza e 11,7% afirmaram que aumentaria a chance de votar. 2,9% não souberam ou não quiseram falar.

Quando perguntado ao eleitor se ele teria predisposição de votar em Sílvio Mendes com o apoio do ex-presidente Bolsonaro, 49,3% afirmaram que não votariam de jeito nenhum em Sílvio, 18,6% falaram que reduz a chance, 9% responderam que nem aumenta nem diminui a chance de votar em Bárbara, 10,7% votariam com certeza e 10% afirmaram que aumentaria a chance de votar. 2,4% não souberam ou não quiseram falar.

Pesquisa espontânea mostra empate entre Fábio Novo e Sílvio Mendes

O Instituto Amostragem também realizou uma pesquisa espontânea, aquela em que o pesquisador pergunta em quem o eleitor vai votar para prefeito, sem apresentar qualquer opção de nome. 

Neste caso, Fábio Novo e Sílvio Mendes estão tecnicamente empatados, com o petista sendo mencionado por 8% dos entrevistados e Sílvio Mendes por 8,6%. Em terceiro lugar, Bárbara do Firmino, com 4,2%. Ela é seguida por Dr. Pessoa (2,4%) e Rafael Fonteles (1,4%). Os demais candidatos tiveram menos de 1% das intenções de voto cada um.

Ainda na espontânea, 66,50% não souberam ou não quiseram responder a pergunta e 4,30% afirmaram que anulariam o voto.

O Instituto Amostrarem ouviu 1.000 eleitores em Teresina, com 16 ou mais anos de idade, nas quatro zonas urbanas e na zona rural da capital. As entrevistas foram presenciais, individuais, realizadas entre 10 e 14 de outubro, por encomenda do Grupo Meio Norte de Comunicação. O nível de confiança é 95%, com margem de erro para mais ou para menos de 3,10%.

Com informações do Meio Norte 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS