Pensar Piauí

EUA elegem a primeira senadora transexual: Sarah McBride

Durante a campanha, a democrata defendeu a igualdade LGBTQIA+, além de acesso a saúde para todos e reforma da justiça criminal

Foto: Reproduçao redes sociaisA democrata trans Sarah McBride
A democrata trans Sarah McBride

 

Os Estados Unidos elegeram, pela primeira vez na história do país, uma senadora estadual transgênero declarada, a democrata Sarah McBride. Com 30 anos de idade, ele foi eleita pelo estado de Delaware, ao vencer o republicano Steven Washington, com 86% dos votos.

Nos Estados Unidos, além do Senado federal há também o Senado estadual na maioria dos estados. Pelo Twitter, ela comemorou: "Nós conseguimos. Nós vencemos as eleições gerais. Obrigada, obrigada, obrigada".

Ainda pela rede sociais, a senadora eleita disse esperar "que esta noite mostre a uma criança LGBTQ que a nossa democracia é grande o suficiente para eles também".

McBride fez história na Convenção Nacional Democrata de 2016 ao se tornar a primeira pessoa trans a falar em uma convenção de partido importante no País. Ela é atualmente secretária de imprensa nacional da organização de direitos civis LGBTQ+ Human Rights Campaign. "Estamos muito orgulhosos de você por esta vitória histórica", escreveu a organização, no Twitter.

A jovem ativista estagiou na Casa Branca durante a administração de Barack Obama, em 2012, tendo sido a primeira pessoa abertamente trans a trabalhar no local. Atualmente, ela trabalhar como porta-voz da Campanha de Direitos Humanos, a maior organização de defesa LGBTQ dos EUA.

A vitória da democrata, relatada pelo The New York Times, era esperada. Durante a campanha, defendeu a igualdade LGBTQIA+, além de acesso a saúde para todos e reforma da justiça criminal.

McBride foi alvo de discriminação enquanto concorria pelo cargo. Em entrevista ao site americano Vox, garantiu que grande parte dos seus eleitores nunca mencionaram sua identidade. “Os eleitores neste distrito são imparciais e estão julgando os candidatos com base em suas ideias, não em suas identidades”, disse ela.

Existem atualmente quatro outros legisladores estaduais abertamente trans: Del. Danica Roem, do estado da Virgínia; a deputada estadual Brianna Titone, do Colorado; e os representantes estaduais de New Hampshire Lisa Bunker e Gerri Cannon.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS