Pensar Piauí

Estudante do Piauí conquista 1ª medalha de ouro nacional na Olimpíada de Física

Hélio Henrique participará da seleção para integrar a equipe que representará o Brasil internacionalmente

Foto: SeducEstudante Hélio Henrique Gomes, de 16 anos
Estudante Hélio Henrique Gomes, de 16 anos

O estudante Hélio Henrique Gomes foi medalhista de ouro na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC). O aluno do  Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Augustinho Brandão, localizado na cidade de Cocal dos Alves, trouxe ao Piauí, a premeira medalha a nível nacional na competição.

Com seus 16 anos, o estudante já recebeu duas menções honrosas na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), agora com a medalha de ouro na competição nacional de física, Hélio Herique participará da seleção que escolherá cinco estudantes brasileiros para representar o país na Olimpíada Internacional de Física. O jovem piauiense afirma que planeja continuar o ritmo de estudos que o ajudou a ser medalhista. "Meu objetivo é continuar no mesmo ritmo de estudos para alcançar novos resultados. Espero dar o meu melhor", afirmou.

A participação dos professores também foi decisivo para trazer a vitória nas Olímpiadas educacionais. Para Hélio, foi o professor de Física Francisco Vieira, que teve papel central no desenvolvimento do estudante durante o período de preparação. Hélio conta que o professor ajudou a direcionar os seus estudos.

"Fiquei muito feliz, pois gosto muito de física. É gratificante perceber nosso próprio desenvolvimento, já que grande parte do que aprendi foi recentemente. Isso foi possível também graças ao nosso professor de física, Francisco, que direcionou nossos estudos com aulas específicas e resolução de questões", concluiu o medalhista.

O estudante agora focará os esforços na participação na seleção para a olimpíada internacional, e contará com um curso espcial oferecido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e Curso de Física da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Com informações da Seduc

ÚLTIMAS NOTÍCIAS