Pensar Piauí

Estudante de Física do Ceará descobre 46 asteroides em projeto com a Nasa

Geovana é aluna do primeiro período do curso de física do IFCE

Foto: DivulgaçãoGeovana Sousa
Geovana Sousa

 

Geovana Sousa (21) estudante de física do Ceará, detectou 46 novos asteroides durante projeto da Nasa, a agência espacial norte-americana, diz reportagem de Ideídes Guedes na Folha de S.Paulo.


Geovana é aluna do primeiro período do curso de física do IFCE (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará).

Essa descoberta ocorreu em novembro durante projeto Caça Asteroides da Nasa, desenvolvido de forma online e que tem parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

Até conseguir detectar o primeiro asteroide, levou um tempo. Sem experiência, começou a observar outras cientistas cidadãs fazendo detecção.

Geovana só se inscreveu no programa depois de ver a iniciativa de outra brasileira, mais nova que ela.

“Vi Nicolinha fazendo e isso foi me influenciando. E pensei: ‘gente, eu não sei, mas vou aprender’. Foi na marra mesmo, porque eu precisava aprender de qualquer forma”, disse ao jornal.

À Folha, ela se refere à alagoana Nicole Oliveira Semião, 8, que identificou 23 novos asteroides após ingressar, em 2020, no mesmo programa de que Geovana participa. Caso a Nasa confirme os achados de Nicole, ela pode ser tornar uma das caçadoras de novos corpos celestes mais jovens do mundo.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS