Pensar Piauí

Estado lança edital de concurso para agente penitenciário

Estado lança edital de concurso para agente penitenciário

O concurso prevê classificação de 400 candidatos para o cargo (360 ampla concorrência e 40 pessoas com deficiência).
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) e do Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos da Universidade Estadual do Piauí (Nucepe), lançou, nesta sexta-feira (5), o edital do concurso público prevendo classificação de 400 candidatos para o cargo de agente penitenciário (360 para ampla concorrência e 40 para pessoas com deficiência).
O edital pode ser acessado no site nucepe.uespi.br. De acordo com a Secretaria da Justiça, dos candidatos classificados nas etapas do concurso, 75 serão chamados imediatamente para fazer o curso de formação de agentes penitenciários, capacitação que ficará a cargo da Sejus.
A secretaria ressalta que mais agentes devem ser chamados, de acordo com as necessidades do sistema prisional e com a Lei de Responsabilidade Fiscal. O secretário da Justiça, Daniel Oliveira, destaca que o certame será realizado prezando pelo equilíbrio financeiro e fiscal do Estado.
"Nossa meta é chamar uma quantidade ideal de agentes penitenciárias que nos possibilite manter a ordem nos presídios e avançar na prestação do serviço na área de segurança da população a contento. Ao mesmo tempo, vamos investindo em melhorias nas condições de trabalho dos servidores", pontua Oliveira.
As inscrições para o concurso de agente penitenciário podem ser feitas no site do Nucepe, no período das 12h do dia 10 de agosto às 18h do dia 24 de agosto (horário do Piauí). A primeira etapa (provas objetiva e dissertativa) será realizada no dia 18 de setembro deste ano.
O certame é direcionado a candidatos com nível superior completo em qualquer área e será dividido nas seguintes etapas: provas escrita objetiva e escrita dissertativa; exame médico; exame aptidão física; exame psicológico; e investigação social.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS