Pensar Piauí

Entenda como vai funcionar o Pix, que deve substituir as atuais transferências bancárias

A expectativa do Banco Central é que o sistema seja o grande substituto de DOCs e TEDs, por ser gratuito e estar disponível a qualquer hora

Foto: TecMundoSistema PIX
Sistema PIX

 

O cadastro de informações de clientes interessados em usar a “chave PIX”, o novo sistema de transações financeiras criado pelo Banco Central, começa nesta segunda-feira (5). 

Segundo o Banco Central, o PIX é a realização de transferências monetárias eletrônicas na qual a transmissão da ordem de pagamento e a disponibilidade de fundos para o usuário recebedor ocorre em tempo real. A diferença do novo sistema para o habitual “DOCs e TEDs” é que o serviço está disponível durante 24 horas por dia, sete dias por semana e em todos os dias no ano.

As transferências irão ocorrer diretamente da conta do usuário pagador para a conta do usuário recebedor, sem a necessidade de intermediários, o que propicia custos de transação menores.

A previsão é que o serviço propriamente dito será ativado no dia 16 de novembro em todo o país, mas a partir do dia 3 de novembro o PIX começará a ser disponibilizado para alguns clientes selecionados para fase de testes.

Como aderir ao PIX? 

Para usar o serviço, bastará ter uma conta corrente, conta poupança ou uma carteira digital de uma instituição financeira com cadastro no PIX. A opção estará dentro do aplicativo bancário e no internet banking do cliente, assim como já estão outras funcionalidades, como DOC e TED. 

As transações pelo PIX poderão ser feitas também por meio de QR Code, o que permitirá que o cliente tanto efetue um pagamento no comércio ou gere um código próprio para receber uma transferência, podendo inclusive já definir o valor do depósito.

As transações funcionarão de duas formas: Estática, que poderá ser utilizado para transferências ou compras no comércio e Dinâmica, que poderá ser utilizado quando as informações para pagamentos muda. 

Exemplificando, o cliente poderá pagar por um produto usando o QR Code disponibilizado pelo vendedor, através do seu celular ou pela internet. 

Com informações Brasil 247

ÚLTIMAS NOTÍCIAS