Pensar Piauí

Enfermeiras se arrumam para “catar médicos”, diz Daniela Escobar

O Conselho Regional dos Enfermeiros do Rio Grande do Sul emitiu uma nota de repúdio pela fala da atriz

Foto: Montagem Pensar PiauíA atriz Daniela Escobar
A atriz Daniela Escobar

A atriz Daniela Escobar fez uma série de ataques às enfermeiras, causando repercussão nas redes sociais durante sua participação no podcast "Papagaio Falante". O Conselho Regional dos Enfermeiros do Rio Grande do Sul emitiu uma nota de repúdio pela fala da atriz.

Escobar destacou a aparência das enfermeiras, descrevendo-as com unhas compridas vermelhas, batom vermelho, maquiagem pesada e cílios postiços. A atriz disse que elas estariam mais preocupadas em "catar médico".

“Sabe uma coisa que me chamou muita a atenção tanto no hospital do Rio Grande do Sul, onde eu fiz a cirurgia, quanto em Beverly Hills, Los Angeles? Unhas compridas vermelhas, batom vermelho, maquiadésimas, cílios postiços. Parecia que a mulher estava saindo da festa e indo trabalhar ou indo pra festa daqui a pouco”, disse. “Se bota isso numa novela não vão dizer que é ridículo? Que não existe? Que o diretor de arte é um imbecil? É assim a vida real, tanto aqui no Brasil quanto lá. Eu ficava chocada. Da onde essa mulher saiu? Como ela está maquiada? Elas vão lá para ‘catar médico’, para casar”.

Em nota, o Coren-DF afirmou que a fala de Escobar “reproduz machismo e misoginia”. “Essa declaração ultrajante, repugnante e criminosa requer uma retratação urgente por parte da agressora. A Enfermagem não admite esse tipo de desrespeito e seguirá mobilizada até que as devidas desculpas sejam feitas”, declarou o Conselho.

“direitos individuais” das enfermeiras sejam respeitados. “As profissionais de Enfermagem têm liberdade para se arrumar, se produzir e usar o estilo que desejarem para ser feliz, trabalhar e viver plenamente as experiências pessoais e profissionais que quiserem”, afirmou.